RSNA: nova técnica de escaneamento pulmonar traz avanços no diagnóstico e tratamento de DPOC
Um método inovador de escaneamento pulmonar permite visualizar a função dos pulmões em tempo real, beneficiando pacientes com asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e receptores de transplantes de pulmão. É o que sugere um estudo publicado no Radiology, um periódico da Radiological Society of North America. O método utiliza um gás seguro chamado perfluoropropano, visível em ressonâncias magnéticas, que revela áreas de ventilação inadequada nos pulmões.
A técnica — que permite avaliações detalhadas dos efeitos de doenças respiratórias e do impacto de tratamentos, como broncodilatadores — se mostrou eficaz tanto em pacientes com doenças pulmonares crônicas quanto em receptores de transplantes de pulmão. Nos transplantes, o método detecta alterações precoces na função pulmonar, como danos nas vias aéreas associados à rejeição crônica, de modo mais ágil do que os testes tradicionais.
De acordo com o professor da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, e coautor do estudo, Andrew Fisher, a técnica tem potencial para revolucionar o cuidado clínico. “Esperamos que esse novo tipo de exame possa nos permitir ver mudanças nos pulmões transplantados mais cedo e antes que sinais de danos estejam presentes nos testes de sopro usuais. Isso permitiria que qualquer tratamento fosse iniciado mais cedo e ajudaria a proteger os pulmões transplantados de mais danos”.
Para ler o artigo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.