Dot.lib

(Fonte: iStock) (Fonte: iStock)
RSNA: modelos preditivos reduzem falsos positivos em exames de câncer de mama
  • Notícia
  • Tecnologia, Ciências da Saúde
  • 31/08/2021
  • Cancer de mama, Ressonância magnética, DotLib

Cientistas desenvolveram modelos de previsão que podem reduzir os falsos-positivos em resultados de ressonância magnética para quadros de câncer de mama, bem como biópsias em tumores benignos. Publicado em agosto deste ano no periódico “Radiology”, da Radiological Society of North America (RSNA), o estudo analisa a eficácia da técnica aplicada aos casos de mulheres com tecidos mamários densos, que têm maiores chances de desenvolver o câncer de mama comparadas às que possuem tecidos de densidade média.

A médica oncologista e coordenadora do estudo Bianca den Dekker observou que, após a realização do procedimento, a taxa de falsos-positivos no grupo de estudo caiu de 79,8 por 1.000 triagens no primeiro turno para 26,3 por 1.000 no segundo. De acordo com o estudo, apenas a mamografia pode não ser eficaz, já que o tecido fibroglandular dessa região do corpo pode mascarar as células cancerosas. Por esse motivo, a ressonância magnética é frequentemente solicitada pelos médicos como um exame complementar, mas também é passível de erros.

Dessa forma, os cientistas tomaram como base os dados de um ensaio anterior, realizado com mulheres de 50 e 75 anos que possuem tecidos mamários densos e desenvolveram câncer de mama. Para a criação dos modelos preditivos, esses dados foram combinados com as descobertas da ressonância magnética e com características clínicas, como índice de massa corporal, histórico familiar de câncer de mama e uso de terapia de reposição hormonal.

Link do artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.