
RSNA: estudo identifica seis padrões de tecido mamário ligados ao risco de câncer de mama
Em uma das maiores pesquisas do tipo, cientistas identificaram seis padrões distintos de textura mamária associados ao aumento do risco de câncer de mama. O artigo, publicado na Radiology — um periódico da Radiological Society of North America (RSNA) — analisou mais de 30 mil mamografias de mulheres sem histórico da doença, utilizando técnicas de radiômica. Esse método extrai informações quantitativas de imagens médicas para identificar características invisíveis a olho nu. Os padrões, chamados de fenótipos radiômicos, mostraram estar relacionados a um risco mais elevado de câncer invasivo, tanto em mulheres brancas quanto negras.
A novidade representa um avanço importante na avaliação de risco para mulheres com mamas densas, cujo tecido glandular dificulta a detecção precoce do câncer por mamografia convencional. Segundo a pesquisadora Celine M. Vachon, da Mayo Clinic, “alguns padrões ou fenótipos estariam associados a alto risco de câncer de mama no futuro, sugerindo quais mulheres podem se beneficiar de exames complementares ou estratégias de prevenção”. O estudo também revelou que esses fenótipos podem prever a chance de diagnósticos incorretos, como falsos negativos ou detecções entre exames regulares.
Outro dado relevante é que o risco apontado pelos fenótipos foi mais pronunciado entre mulheres negras — grupo que, segundo os autores, tende a apresentar tumores mais agressivos. Os pesquisadores destacam a importância de combinar esses novos fatores com dados genéticos e de estilo de vida para aprimorar os modelos de risco já existentes. Os próximos passos incluem ampliar o estudo para populações maiores e integrar as análises a mamografias em 3D, visando intervenções mais personalizadas e eficazes.
Para ler o artigo, clique aqui.
Sobre a Radiological Society of North America (RSNA)
Com mais de 54 mil membros ativos em todo o mundo, a Radiological Society of North America (RSNA) reúne radiologistas, médicos e profissionais da saúde dedicados à imagiologia médica. Reconhecida por suas publicações de excelência, como o periódico Radiology, a sociedade também atua no avanço da especialidade por meio de sua fundação voltada ao ensino e à pesquisa, investindo em estudos relevantes na área para promover a Radiologia em âmbito global.
Se você se interessou pelo periódico Radiology ou quer saber mais sobre o portfólio da Radiological Society of North America (RSNA) para a sua instituição, contate-nos pelo info@dotlib.com ou preencha nosso formulário. Aproveite e acompanhe nosso blog, siga nossas redes sociais e se inscreva na Dotlib TV, nosso canal oficial no YouTube.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.