Ranking de melhores cientistas do mundo têm 10 pesquisadores do Brasil
Dez pesquisadores brasileiros foram reconhecidos como alguns dos melhores cientistas do mundo, de acordo com a segunda edição do ranking divulgado pelo site acadêmico Research.com. A lista se baseou no D-index (Discipline H-index), que considera o número de artigos e citações em cada disciplina em diversas áreas do conhecimento. Um dos grandes destaques é o professor Marcelo B. Labruna, professor titular da Universidade de São Paulo (USP): ele ocupa o 1º e o 31º lugares em Medicina Veterinária no Brasil e no mundo, respectivamente. Na área de Genética, Jeremy Andrew Squire (USP) conquistou o 1º lugar no Brasil e o 561º no mundo.
Em Imunologia, Fernando Q. Cunha (USP), ficou com a 355ª posição mundial. Cesar G. Victora, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ocupa o 1º lugar no Brasil e 557º no mundo na área de Medicina. Em Neurociência, o 1º lugar no Brasil e o 417° no mundo são de Ivan Antonio Izquierdo, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Em Biologia Molecular, Carlos Frederico Martins Menck (USP), é o primeiro da lista brasileira e o 1498° no mundo. João Rocha, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), representou o Brasil nas áreas de Biologia e Bioquímica ocupando o 828º lugar mundial.
Philip M. Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), representou o Brasil ocupando o primeiro lugar nacional em Ecologia e Evolução a 226° posição no mundo. Em Psicologia, Euripedes Constantino Miguel (USP) lidera a lista nacional e ocupa a 1513° na mundial. Jean Swings, professor belga visitante na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ficou em 98° lugar no mundo na área de Microbiologia. Os resultados evidenciam a relevância e o impacto das pesquisas realizadas por cientistas brasileiros em âmbito global e reforçam o papel do Brasil na comunidade acadêmica internacional. A conquista também pode atrair mais investimentos para projetos de pesquisa inovadores em diversas áreas.
Para ler a notícia completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.