Dot.lib

Em sua 2ª edição, a lista publicada pelo site Research.com considerou o número de artigos publicados e de citações em cada disciplina analisada (imagem: Canva). Em sua 2ª edição, a lista publicada pelo site Research.com considerou o número de artigos publicados e de citações em cada disciplina analisada (imagem: Canva).
Ranking de melhores cientistas do mundo têm 10 pesquisadores do Brasil
  • Notícia
  • Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra
  • 10/08/2023
  • Ciência brasileira, Conhecimento científico, DotLib, Melhores do mundo

Dez pesquisadores brasileiros foram reconhecidos como alguns dos melhores cientistas do mundo, de acordo com a segunda edição do ranking divulgado pelo site acadêmico Research.com. A lista se baseou no D-index (Discipline H-index), que considera o número de artigos e citações em cada disciplina em diversas áreas do conhecimento. Um dos grandes destaques é o professor Marcelo B. Labruna, professor titular da Universidade de São Paulo (USP): ele ocupa o 1º e o 31º lugares em Medicina Veterinária no Brasil e no mundo, respectivamente. Na área de Genética, Jeremy Andrew Squire (USP) conquistou o 1º lugar no Brasil e o 561º no mundo.

Em Imunologia, Fernando Q. Cunha (USP), ficou com a 355ª posição mundial. Cesar G. Victora, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ocupa o 1º lugar no Brasil e 557º no mundo na área de Medicina. Em Neurociência, o 1º lugar no Brasil e o 417° no mundo são de Ivan Antonio Izquierdo, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Em Biologia Molecular, Carlos Frederico Martins Menck (USP), é o primeiro da lista brasileira e o 1498° no mundo. João Rocha, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), representou o Brasil nas áreas de Biologia e Bioquímica ocupando o 828º lugar mundial.

Philip M. Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), representou o Brasil ocupando o primeiro lugar nacional em Ecologia e Evolução a 226° posição no mundo. Em Psicologia, Euripedes Constantino Miguel (USP) lidera a lista nacional e ocupa a 1513° na mundial. Jean Swings, professor belga visitante na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ficou em 98° lugar no mundo na área de Microbiologia. Os resultados evidenciam a relevância e o impacto das pesquisas realizadas por cientistas brasileiros em âmbito global e reforçam o papel do Brasil na comunidade acadêmica internacional. A conquista também pode atrair mais investimentos para projetos de pesquisa inovadores em diversas áreas.

Para ler a notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.