Dot.lib

Recém-nascido com sintomas de dermatite atópica (Fonte: iStock). Recém-nascido com sintomas de dermatite atópica (Fonte: iStock).
Quadro de dermatite atópica em crianças pode piorar rendimento escolar, aponta estudo
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 27/07/2021
  • Dermatite Atópica, Dermatologia, Pesquisa, DotLib, JAMA Dermatology

A dermatite atópica pode estar associada a dificuldades de aprendizagem em idade escolar. É o que indica um estudo publicado no JAMA Dermatology, realizado com 2074 voluntários de 2 a 17 anos. A doença, que é crônica, tende a surgir por volta dos 6 meses de vida e provoca coceiras e feridas na pele, em especial ao redor dos olhos e nas dobras pelo corpo. Por ser resultado de um processo inflamatório exacerbado, a dermatite atópica pode estar associada a bronquite, asma e rinite.

Os voluntários passaram por acompanhamento de 2004 a 2019. Nesse período, os pesquisadores registraram a evolução do quadro, bem como sua gravidade. Em posse desses dados, os cientistas observaram que as crianças e adolescentes que manifestaram formas leves, moderadas ou graves da enfermidade tinham dificuldades no desempenho de atividades escolares, comparados aos que praticamente não apresentavam os sintomas.

Os sintomas que acompanham a dermatite atópica causam desconforto e podem até prejudicar o sono dos jovens, o que leva à diminuição da capacidade de concentração em atividades como as propostas nas escolas e prejudica toda a qualidade de vida do indivíduo. Além disso, o tratamento para esta doença, à base de antialérgicos, provoca sono excessivo, o que também atrapalha a execução de diversas tarefas. É importante ressaltar que a hidratação da pele pode ajudar a amenizar os sintomas.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.