Pesquisadores identificam como os músculos se regeneram após o exercício físico aeróbico
Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) identificou que a regeneração dos músculos promovida pelo exercício físico aeróbio é mediada por mudanças no consumo de oxigênio das células satélite – um tipo de célula-tronco do tecido muscular. Essa descoberta pode ajudar na recuperação de lesões e no combate à perda de massa muscular relacionada à idade.
Um dos autores da pesquisa, Phablo Sávio Abreu Teixeira, explicou que essa é a primeira vez que foi possível observar como o exercício aeróbico influência no metabolismo das mitocôndrias. “Verificamos que há uma redução do consumo de oxigênio nas células satélite, diferentemente do que ocorre no restante do tecido muscular, onde o exercício eleva a demanda de oxigênio. É a primeira vez que se consegue observar como o exercício aeróbio influencia o metabolismo das mitocôndrias dessas células, e o efeito disso na regeneração muscular”, afirmou Abreu.
Para chegar a essa conclusão, pesquisadores fizeram uma série de experimentos com camundongos adultos e jovens. Eles foram submetidos a treinamento físico de resistência e a função, diferenciação e características metabólicas das células satélites foram investigadas in vivo e in vitro. O artigo com todos os resultados foi publicado na Wiley Online Library.
Link da notícia completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.