Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Pesquisadores identificam como os músculos se regeneram após o exercício físico aeróbico
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 06/10/2020
  • exercícios, células satélite, wiley

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) identificou que a regeneração dos músculos promovida pelo exercício físico aeróbio é mediada por mudanças no consumo de oxigênio das células satélite – um tipo de célula-tronco do tecido muscular. Essa descoberta pode ajudar na recuperação de lesões e no combate à perda de massa muscular relacionada à idade.

Um dos autores da pesquisa, Phablo Sávio Abreu Teixeira, explicou que essa é a primeira vez que foi possível observar como o exercício aeróbico influência no metabolismo das mitocôndrias. “Verificamos que há uma redução do consumo de oxigênio nas células satélite, diferentemente do que ocorre no restante do tecido muscular, onde o exercício eleva a demanda de oxigênio. É a primeira vez que se consegue observar como o exercício aeróbio influencia o metabolismo das mitocôndrias dessas células, e o efeito disso na regeneração muscular”, afirmou Abreu.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores fizeram uma série de experimentos com camundongos adultos e jovens. Eles foram submetidos a treinamento físico de resistência e a função, diferenciação e características metabólicas das células satélites foram investigadas in vivo e in vitro. O artigo com todos os resultados foi publicado na Wiley Online Library.

Link da notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.