Pesquisadores da Unifesp encontram SARS-CoV-2 na retina humana
Cientistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) localizaram o SARS-CoV-2, vírus causador da COVID-19, na retina de pessoas infectadas. Em observações anteriores, a equipe de pesquisadores havia identificado anomalias oftalmológicas em 20% dos contaminados pelo vírus. O estudo foi realizado em parceria com a Universidade de São Paulo e seus resultados foram publicados no periódico JAMA Ophthalmology.
Para que a pesquisa fosse possível, a equipe examinou a retina de dois homens e duas mulheres, entre 69 e 78 anos, que vieram a óbito em decorrência da COVID-19 em sua versão mais grave. A técnica utilizada foi enucleação ocular, que consiste em retirar os globos oculares em até duas horas após a morte dos pacientes; em seguida, os pesquisadores aplicaram a tecnologia utilizada em transplantes de córnea para fazer a análise do órgão.
Segundo o presidente da Academia Nacional de Medicina e um dos coordenadores do estudo, Rubens Belford Junior, a retina funciona como um biomarcador que pode dar sinais sobre o que acontece em outras partes do corpo. “Essa pesquisa mostrou, depois de muitos meses, que o vírus pode estar na retina e que talvez ele se esconda no sistema nervoso central e em outros órgãos, sendo uma espécie de reservatório, e que pode estar relacionado aos casos de Covid crônica”, afirmou o cientista.
Link para o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.