Dot.lib

A presença do vírus na retina pode funcionar como um biomarcador que indica o que acontece em outras partes do corpo (Fonte: iStock). A presença do vírus na retina pode funcionar como um biomarcador que indica o que acontece em outras partes do corpo (Fonte: iStock).
Pesquisadores da Unifesp encontram SARS-CoV-2 na retina humana
  • Notícia
  • Saúde Pública
  • 03/08/2021
  • JAMA, Pesquisa, DotLib, Oftalmologia

Cientistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) localizaram o SARS-CoV-2, vírus causador da COVID-19, na retina de pessoas infectadas. Em observações anteriores, a equipe de pesquisadores havia identificado anomalias oftalmológicas em 20% dos contaminados pelo vírus. O estudo foi realizado em parceria com a Universidade de São Paulo e seus resultados foram publicados no periódico JAMA Ophthalmology.

Para que a pesquisa fosse possível, a equipe examinou a retina de dois homens e duas mulheres, entre 69 e 78 anos, que vieram a óbito em decorrência da COVID-19 em sua versão mais grave. A técnica utilizada foi enucleação ocular, que consiste em retirar os globos oculares em até duas horas após a morte dos pacientes; em seguida, os pesquisadores aplicaram a tecnologia utilizada em transplantes de córnea para fazer a análise do órgão.

Segundo o presidente da Academia Nacional de Medicina e um dos coordenadores do estudo, Rubens Belford Junior, a retina funciona como um biomarcador que pode dar sinais sobre o que acontece em outras partes do corpo. “Essa pesquisa mostrou, depois de muitos meses, que o vírus pode estar na retina e que talvez ele se esconda no sistema nervoso central e em outros órgãos, sendo uma espécie de reservatório, e que pode estar relacionado aos casos de Covid crônica”, afirmou o cientista.

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.