Dot.lib

Espécie invasora originária do oceano Indo-Pacífico preocupa cientistas por rápida reprodução, além de competir com espécies nativas por alimento e habitat (imagem: Canva). Espécie invasora originária do oceano Indo-Pacífico preocupa cientistas por rápida reprodução, além de competir com espécies nativas por alimento e habitat (imagem: Canva).
Peixe-leão domina litoral do Brasil e ameaça ecossistemas marinhos em oito estados
  • Notícia
  • Ciências Biológicas
  • 11/05/2023
  • Biologia, DotLib, Espécies invasoras, Peixe-leão, The Company of Biologists, Unesp

O Pterois volitans — mais conhecido como peixe-leão vermelho — tem se espalhado rapidamente pela costa brasileira desde os relatos mais recentes de sua aparição no país, em Fernando de Noronha, no ano de 2020. A espécie invasora originária do oceano Indo-Pacífico já foi encontrada no litoral de oito estados e têm preocupado cientistas por sua capacidade de se adaptar rapidamente aos novos ambientes marinhos, além de acabar com populações de espécies nativas na competição por comida e habitat e ser um peixe venenoso. De acordo com uma matéria publicada no Jornal da Unesp, a primeira aparição do peixe-leão no oceano Atlântico foi na Flórida (Estados Unidos), na década de 1990.

De lá para cá, a espécie chegou ao Caribe, onde se tornou uma praga, e foi identificada pela primeira vez na América do Sul, no litoral da Venezuela. Não se sabe ao certo como o animal de aparência exótica se espalhou pelo mundo: algumas das teorias mais aceitas estão relacionadas à liberação de peixes dos aquários diretamente no mar. Em seu habitat natural, o peixe invasor tem como predadores alguns tipos de garoupas e tubarões que não são encontrados no Brasil. Nesse sentido, o peixe-leão se torna ainda mais perigoso, uma vez que a espécie se reproduz muito rápido e, em águas brasileiras, não há predadores naturais que controlem seu crescimento populacional.

Outro ponto preocupante sobre o animal é seu apetite voraz. Um estudo de 2019 publicado no Journal of Experimental Biology, um periódico da The Company of Biologists, detalhou que o peixe-leão tem “uma fisiologia digestiva especializada que o permite comer grandes refeições”. O animal, que mede entre 35 e 47 centímetros, se alimenta de outros peixes e crustáceos de tamanho aproximado e consegue comer 20 peixes em cerca de 30 minutos. Os pesquisadores ainda não sabem qual é, de fato, o cardápio do peixe-leão no Brasil. Mas a estimativa é de que 20 espécies nativas estejam em risco, o que representa uma ameaça ao ecossistema.

Para ler o estudo completo, clique aqui.

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.