Dot.lib

Os glóbulos brancos se mostraram marcadores clínicos confiáveis e de baixo custo para identificar pacientes de maior risco (imagem: Canva). Os glóbulos brancos se mostraram marcadores clínicos confiáveis e de baixo custo para identificar pacientes de maior risco (imagem: Canva).
Ovid / Wolters Kluwer: contagem de leucócitos pode prever gravidade da COVID-19 na pós-menopausa
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 11/02/2025
  • COVID-19, Diagnóstico, DotLib, Menopausa, Ovid / Wolters Kluwer

Um novo estudo publicado no periódico Menopause — da editora Ovid / Wolters Kluwer — sugere que a contagem de leucócitos (glóbulos brancos) pode ajudar a prever a gravidade dos sintomas da COVID-19, especialmente em mulheres na pós-menopausa. Baseada em dados da Women's Health Initiative, a pesquisa reforça a relação entre inflamação sistêmica e o impacto da doença, indicando que níveis elevados de leucócitos antes da infecção podem estar associados a sintomas mais graves e persistentes.

Apesar dos avanços nos tratamentos, a COVID-19 ainda causa impactos duradouros em milhões de pessoas, com comprometimento cognitivo e fadiga entre os sintomas persistentes mais comuns. O estudo aponta que a inflamação de baixo grau não apenas agrava os sintomas da COVID-19, mas pode anteceder a infecção, tornando a contagem de leucócitos um marcador clínico acessível e de baixo custo para identificar pacientes de maior risco.

A diretora médica associada da The Menopause Society, Monica Christmas, destaca a importância desses achados na qualidade de vida das mulheres afetadas. “(...) As sequelas pós-agudas da infecção respiratória aguda grave pelo coronavírus 2 afetam significativamente a qualidade de vida, muitas vezes levando à incapacidade grave. Esse efeito é particularmente pronunciado em mulheres, que já apresentam taxas mais altas de comprometimento cognitivo após a menopausa. Ao entender os fatores subjacentes, podemos abordar melhor esses desafios e trabalhar para mitigar a cascata de sintomas que se seguem”, explica a pesquisadora.

Para ler o artigo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.