Novo coronavírus pode causar surdez permanente, aponta estudo
Um estudo publicado na revista científica “BMJ Case Reports” relatou o primeiro caso de um paciente infectado com a COVID-19 e com perda repentina da audição no Reino Unido. Segundo os médicos, trata-se de uma reação adversa rara e que pode ser revertida se os sintomas forem detectados rapidamente.
O paciente descrito é um homem de 45 anos com asma e que contraiu o novo coronavírus. Ele estava internado quando apresentou a perda repentina de audição e foi encaminhado rapidamente para o departamento de ouvido, nariz e garganta, em seguida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Uma semana após ter o tubo respiratório removido, começou a perceber um zumbido em seu ouvido esquerdo e, em seguida, uma perda auditiva súbita.
Para reverter esse quadro, os médicos trataram o paciente com comprimidos de esteroides e injeções e, depois disso, teve sua audição recuperada de forma parcial. Segundos os especialistas, isso pode ter acontecido porque o vírus se fixa em um tipo específico de célula que reveste os pulmões e também o ouvido médio. Assim, ao atingir o organismo, o patógeno pode gerar uma resposta inflamatória também nesse local e produzir o aumento nas substâncias químicas associadas à perda auditiva.
Link da notícia completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.