Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Novo coronavírus pode causar surdez permanente, aponta estudo
  • Notícia
  • Ciências da Saúde, COVID-19
  • 15/10/2020
  • surdez, novo coronavírus

Um estudo publicado na revista científica BMJ Case Reports” relatou o primeiro caso de um paciente infectado com a COVID-19 e com perda repentina da audição no Reino Unido. Segundo os médicos, trata-se de uma reação adversa rara e que pode ser revertida se os sintomas forem detectados rapidamente.

O paciente descrito é um homem de 45 anos com asma e que contraiu o novo coronavírus. Ele estava internado quando apresentou a perda repentina de audição e foi encaminhado rapidamente para o departamento de ouvido, nariz e garganta, em seguida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Uma semana após ter o tubo respiratório removido, começou a perceber um zumbido em seu ouvido  esquerdo e, em seguida, uma perda auditiva súbita. 

Para reverter esse quadro, os médicos trataram o paciente com comprimidos de esteroides e injeções e, depois disso, teve sua audição recuperada de forma parcial. Segundos os especialistas, isso pode ter acontecido porque o vírus se fixa em um tipo específico de célula que reveste os pulmões e também o ouvido médio. Assim, ao atingir o organismo, o patógeno pode gerar uma resposta inflamatória também nesse local e produzir o aumento nas substâncias químicas associadas à perda auditiva.

Link da notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.