Dot.lib

Pesquisa que descobriu o parasita foi realizada por cientistas da CABI; testes de DNA mostraram que se trata de uma nova espécie do gênero Gibellula (imagem: Canva). Pesquisa que descobriu o parasita foi realizada por cientistas da CABI; testes de DNA mostraram que se trata de uma nova espécie do gênero Gibellula (imagem: Canva).
Nova espécie de fungo é descoberta dentro de aranhas na Irlanda do Norte
  • Notícia
  • Ciências Biológicas
  • 21/07/2022
  • Biologia, CABI, Descoberta, DotLib, Fungo

Uma nova espécie de fungo foi descoberta dentro de aranhas em uma caverna na Irlanda do Norte. O achado foi documentado no programa Springwatch, da emissora britânica BBC, e analisado por cientistas do CABI no Reino Unido, cujos testes de DNA confirmaram ser um novo espécime do gênero Gibellula. O fungo foi encontrado em uma loja de armas vitorianas próxima a uma área pantanosa de Castle Espie.

Após uma análise filogenética com amostras frescas do mesmo gênero do microrganismo em aranhas da mesma espécie, sua origem foi rastreada até o continente asiático. O dono do local onde foi encontrada suspeita que o Gibellula bang-bangus — como foi nomeado pelos espectadores do programa — tenha viajado até a Irlanda do Norte em meio a cargas de pólvora ou em embalagens no século XIX. Os microrganismos costumam parasitar aranhas que vivem em ambientes como bueiros, cavernas e, neste caso, em túneis subterrâneos que armazenam barris de pólvora.

Quando uma aranha entra em contato com os esporos do Gibellula, estes entram no animal e o envolve, devorando-o de dentro para fora e passando a habitar e viver do cadáver do aracnídeo. A descoberta da nova espécie de fungo e sua respectiva análise só foram possíveis por meio dos serviços microbianos e moleculares do CABI, que gerencia uma coleção de mais de 30 mil cepas vivas de 142 países, das quais 90% são exclusivas da instituição, referência mundial no segmento.

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.