Nova espécie de fungo é descoberta dentro de aranhas na Irlanda do Norte
Uma nova espécie de fungo foi descoberta dentro de aranhas em uma caverna na Irlanda do Norte. O achado foi documentado no programa Springwatch, da emissora britânica BBC, e analisado por cientistas do CABI no Reino Unido, cujos testes de DNA confirmaram ser um novo espécime do gênero Gibellula. O fungo foi encontrado em uma loja de armas vitorianas próxima a uma área pantanosa de Castle Espie.
Após uma análise filogenética com amostras frescas do mesmo gênero do microrganismo em aranhas da mesma espécie, sua origem foi rastreada até o continente asiático. O dono do local onde foi encontrada suspeita que o Gibellula bang-bangus — como foi nomeado pelos espectadores do programa — tenha viajado até a Irlanda do Norte em meio a cargas de pólvora ou em embalagens no século XIX. Os microrganismos costumam parasitar aranhas que vivem em ambientes como bueiros, cavernas e, neste caso, em túneis subterrâneos que armazenam barris de pólvora.
Quando uma aranha entra em contato com os esporos do Gibellula, estes entram no animal e o envolve, devorando-o de dentro para fora e passando a habitar e viver do cadáver do aracnídeo. A descoberta da nova espécie de fungo e sua respectiva análise só foram possíveis por meio dos serviços microbianos e moleculares do CABI, que gerencia uma coleção de mais de 30 mil cepas vivas de 142 países, das quais 90% são exclusivas da instituição, referência mundial no segmento.
Link para o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.