Dot.lib

Conheça a história da campanha e fique por dentro das principais informações sobre a doença que afeta milhões de mulheres mundo afora (imagem: Canva). Conheça a história da campanha e fique por dentro das principais informações sobre a doença que afeta milhões de mulheres mundo afora (imagem: Canva).
Março amarelo: mês de conscientização sobre a endometriose
  • Artigo
  • Ciências da Saúde
  • 15/03/2024
  • DotLib, Editorial Medica Panamericana, Endometriose, Março amarelo

O mês de março é marcado por uma iniciativa mundial que traz à luz uma condição médica comum, mas que ainda é negligenciada: a endometriose. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) — agência da Organização das Nações Unidas (ONU) — a endometriose afeta 190 milhões de mulheres em idade reprodutiva em todo o mundo, ou 10% da população feminina global. 

No mês que também celebra o Dia Internacional das Mulheres, a Dot.Lib preparou este artigo para explorar as origens da campanha “Março amarelo”, que visa conscientizar sobre esta doença crônica, cujos sintomas muitas vezes são silenciados ou mal compreendidos. Além disso, abordaremos os aspectos essenciais da endometriose, desde sua definição e sintomas até os tratamentos mais indicados. 

Acompanhe-nos nesta jornada de conscientização e descoberta, enquanto destacamos a importância vital de ampliar a conversa sobre a endometriose e oferecer apoio às mulheres que vivem com essa condição.

História da campanha

Março amarelo: mulher segurando um laço de fita amarela que simboliza a campanha do Março amarelo.

Imagem: Canva.

O “Março amarelo” é uma ação mundial que busca conscientizar sobre a endometriose, uma doença crônica e dolorosa que impacta milhões de mulheres em todo o planeta. Também conhecida como “Yellow March”, a iniciativa foi criada em 1993 pela ativista Mary Lou Ballweg, na cidade de Milwaukee, em Winsonsin, nos Estados Unidos.

Desde 1980, Mary é a diretora-executiva da The Endometriosis Association, instituição na qual ela e mais sete mulheres criaram a Semana de Conscientização sobre a Endometriose. O evento tomou tamanha proporção, que as ativistas decidiram por estendê-lo ao longo de todo o mês de março, período no qual também é realizado o “Março Lilás”, a campanha contra o câncer do colo do útero.

Por ser a cor do primeiro panfleto da campanha, que foi redigido em vários idiomas, Mary Lou e sua equipe escolheram o amarelo como identidade visual da campanha, assim como o “Setembro Amarelo”, o mês da conscientização sobre o suicídio. A cor representa um estado de alerta e atenção, mas também de esperança e positividade em meio à luta contra a endometriose.

A iniciativa tem como objetivo educar o público sobre a endometriose, reduzir cada vez mais o estigma em torno da condição e promover a pesquisa para encontrar tratamentos mais eficazes. Diversas atividades são organizadas para promover a conscientização sobre a doença, o que inclui: eventos educativos, campanhas de mídia social, caminhadas beneficentes, seminários médicos e muito mais. 

O “Março Amarelo” desempenha um papel crucial em fornecer apoio e recursos para mulheres que vivem com endometriose, muitas das quais enfrentam dificuldades para obter um diagnóstico preciso e tratamento adequado. Além disso, ajuda a sensibilizar a opinião pública e a promover a compreensão da endometriose como uma condição séria que requer atenção e investimento em pesquisa.

Sobre a endometriose

Março amarelo: um manequim em formato de útero sob a observação de um médico e uma lupa.

Imagem: Canva.

A endometriose é uma doença crônica complexa que se caracteriza pelo crescimento anormal de tecido semelhante ao revestimento do útero, conhecido como endométrio, fora da cavidade uterina. 

Sintomas

Alguns dos principais sintomas da endometriose incluem:

- Dor pélvica crônica: a dor é um dos sintomas mais comuns e debilitantes no dia a dia da mulher com endometriose. Pode ocorrer durante a menstruação (por muitas vezes confundida como cólicas menstruais), relações sexuais, evacuação ou atividades cotidianas;

- Sangramento anormal: a doença pode se manifestar por sangramento irregular, intenso ou prolongado durante o ciclo menstrual;

- Infertilidade: a endometriose é uma das principais causas da dificuldade em engravidar. A presença de tecido endometrial fora do útero pode afetar a função dos ovários, trompas de falópio e útero, dificultando a concepção;

- Sintomas gastrointestinais: alguns casos de endometriose podem causar sintomas gastrointestinais, como dor abdominal, cólicas, constipação, diarreia ou sangramento retal durante o período menstrual;

- Outros sintomas: a doença também pode estar associada a outros sintomas, como fadiga, náuseas, dor lombar e dor ao urinar.

É importante ressaltar que os sintomas da endometriose podem variar de uma mulher para outra e nem todas as diagnosticadas com a doença apresentarão todos os sintomas mencionados. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pacientes.

Tratamentos indicados

Março amarelo: mulher segurando um copo com água e uma cápsula.

Imagem: Canva.

Os tratamentos mais recomendados para a endometriose variam dependendo da gravidade dos sintomas, da extensão da doença e dos planos de tratamento individuais. Algumas das intervenções mais comuns incluem:

- Medicamentos: podem ser prescritos para aliviar a dor, reduzir a inflamação e controlar o crescimento do tecido endometrial fora do útero. Desse modo, o tratamento é feito com analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), contraceptivos hormonais, agonistas de GnRH e progestágenos;

- Cirurgia: em casos mais graves, a intervenção cirúrgica é considerada para remover os implantes de tecido endometrial e quaisquer aderências associadas. A cirurgia laparoscópica é frequentemente usada para este fim;

- Terapias complementares: algumas mulheres encontram alívio dos sintomas da endometriose por meio de terapias complementares, como a acupuntura, fisioterapia pélvica, massagem terapêutica e terapia cognitivo-comportamental;

- Tratamentos para infertilidade: inseminação intrauterina (IIU), fertilização in vitro (FIV) ou cirurgia para remover implantes de endometriose que afetam a fertilidade são algumas das recomendações.

Atendimento multidisciplinar 

As pacientes com endometriose podem ser atendidas por diversos profissionais de Saúde, dependendo dos sintomas e das necessidades específicas de cada caso. Alguns dos especialistas médicos que geralmente cuidam desta condição incluem:

1) Ginecologistas: os ginecologistas são os especialistas em saúde feminina e geralmente são os profissionais de saúde primários que diagnosticam e tratam a endometriose. Eles realizam exames físicos, históricos médicos detalhados e podem solicitar exames de imagem, como ultrassom, ressonância magnética ou laparoscopia, para confirmar o diagnóstico;

2) Cirurgiões: os cirurgiões ginecológicos focados em laparoscopia ou cirurgia robótica são frequentemente envolvidos nesse tipo de procedimento;

3) Especialistas em dor: como a dor é um sintoma comum e muitas vezes debilitante da endometriose, os especialistas em dor podem ser consultados para ajudar a gerenciar e aliviar os sintomas dolorosos.

Sobre a Editorial Medica Panamericana

Desde sua fundação na Argentina, em 1953, a Editorial Medica Panamericana tem se dedicado a formar e acompanhar estudantes, residentes e especialistas das Ciências da Saúde em todas as etapas de sua formação. Por meio de soluções digitais adaptadas às necessidades dos profissionais de Saúde na Espanha e na América Latina — inclusive no Brasil, em parceria com a Dot.Lib —  a editora já publicou mais de 3 mil títulos credenciados por universidades de renome. 

Março amarelo: logo da Editorial Medica Panamericana.

Imagem: Editorial Medica Panamericana / Dot.Lib.

Seus assinantes também usufruem de uma plataforma de e-learning eficiente e intuitiva com mais de 500 cursos de pós-graduação. Além disso, a Editorial Medica Panamericana lançou a inovadora Experiência de Aprendizagem Virtual (EVA®), um sistema de Inteligência Artificial baseado em ensino adaptativo que prepara os alunos para suas aplicações tanto na residência médica quanto no mercado de trabalho. 

Para construir e agregar os recursos mais úteis, qualificados e acessíveis do mercado, a Editorial Medica Panamericana conta com mais de 150 mil profissionais e cerca de 120 mil horas de treinamento online. Sua plataforma de aprendizagem altamente tecnológica permite que os alunos a acesse como, onde e quando quiserem, o que torna a editora a principal referência em formação, pesquisa e ensino biomédico em espanhol.

Para saber mais sobre o portfólio da Editorial Medica Panamericana, contate-nos pelo info@dotlib.com ou preencha o formulário clicando aqui. Para mais conteúdos como esse, siga-nos nas redes sociais e acompanhe o nosso blog. Aproveite e se inscreva no canal oficial da Dot.Lib no YouTube, a Dotlib TV, para ficar por dentro dos tutoriais e de novidades.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.