Maior síntese do mundo sobre dor musculoesquelética é publicada no JOSPT
Publicada no Journal of Orthopedic & Sports Physical Therapy (JOSPT), uma “revisão guarda-chuva” — ou revisão sistemática de estudos — se tornou a primeira e maior síntese do mundo sobre dor musculoesquelética. O objetivo do trabalho foi o de traçar um perfil comportamental de pessoas que sofrem com a dor crônica, bem como os efeitos da condição em contextos sociais, familiares e laborais para formular tratamentos precisos e centrados no paciente.
Para isso, os pesquisadores analisaram mais de 284 estudos qualitativos internacionais com informações sobre o quadro dos pacientes, geradas por meio de entrevistas. Os critérios escolhidos para a coleta de dados foram a emoção, a cognição e o comportamento dessas pessoas em relação à dor. As respostas revelam que pacientes que sofrem com condições que apresentam esse sintoma — entre as quais estão dor lombar crônica, artrose ou dor cervical — sentem desespero, angústia e medo, tendem a se conformar com a dor e ter comportamentos passivos, como isolamento social ou ocultação dos sintomas.
De acordo com o pesquisador do Departamento de Fisioterapia da Universidade de Málaga (Espanha) e autor do estudo, Alejandro Luque, a escolha do melhor tratamento deve ir além do histórico clínico e pautar-se, também, pelos aspectos emocional e cognitivo do paciente em relação à dor. “A tomada de decisão deve levar em consideração ambas as fontes de informação, e deve ser pactuada com o paciente, preparando-o para poder manejar sua dor sozinho, sempre acompanhado por um profissional de saúde e seu ambiente familiar”, afirma o pesquisador.
Link para o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.