Dot.lib

Revisão sistemática de estudos traçou um perfil comportamental dos pacientes que sofrem com dor crônica (imagem: iStock). Revisão sistemática de estudos traçou um perfil comportamental dos pacientes que sofrem com dor crônica (imagem: iStock).
Maior síntese do mundo sobre dor musculoesquelética é publicada no JOSPT
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 28/06/2022
  • Dor, DotLib, Esqueleto, JOSPT, Músculo

Publicada no Journal of Orthopedic & Sports Physical Therapy (JOSPT), uma “revisão guarda-chuva” — ou revisão sistemática de estudos — se tornou a primeira e maior síntese do mundo sobre dor musculoesquelética. O objetivo do trabalho foi o de traçar um perfil comportamental de pessoas que sofrem com a dor crônica, bem como os efeitos da condição em contextos sociais, familiares e laborais para formular tratamentos precisos e centrados no paciente.

Para isso, os pesquisadores analisaram mais de 284 estudos qualitativos internacionais com informações sobre o quadro dos pacientes, geradas por meio de entrevistas. Os critérios escolhidos para a coleta de dados foram a emoção, a cognição e o comportamento dessas pessoas em relação à dor. As respostas revelam que pacientes que sofrem com condições que apresentam esse sintoma — entre as quais estão dor lombar crônica, artrose ou dor cervical — sentem desespero, angústia e medo, tendem a se conformar com a dor e ter comportamentos passivos, como isolamento social ou ocultação dos sintomas.

De acordo com o pesquisador do Departamento de Fisioterapia da Universidade de Málaga (Espanha) e autor do estudo, Alejandro Luque, a escolha do melhor tratamento deve ir além do histórico clínico e pautar-se, também, pelos aspectos emocional e cognitivo do paciente em relação à dor. “A tomada de decisão deve levar em consideração ambas as fontes de informação, e deve ser pactuada com o paciente, preparando-o para poder manejar sua dor sozinho, sempre acompanhado por um profissional de saúde e seu ambiente familiar”, afirma o pesquisador.

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.