Liber Abaci - A Sequência de Fibonacci
O que podem ter em comum obras de arte, a reprodução dos coelhos, ondas, o corpo humano e a disposição de pétalas em algumas flores?
Leonardo de Pisa, também conhecido como Fibonacci, foi um ilustre matemático italiano que no ano de 1202 relatou em seu livro, Liber Abaci, uma sequência matemática que apesar de já conhecida desde a antiguidade, pouco foi descrita. A particularidade dessa sequência é que o número subsequente é formado pela soma dos dois anteriores, dessa forma:
0,1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584...
Isso mesmo, a sequência de Fibonacci.
Fonte: iStock
Quando transformados em quadrados e dispostos geometricamente esses números traçam uma espiral perfeita conhecida como proporção áurea. Seu valor é 1,618 e sua representação é a letra grega phi: φ.
Não é difícil encontrar a espiral formada pela sequência de Fibonacci por aí: girassóis, samambaias, o corpo humano e a concha de um molusco conhecido como nautilus são apenas alguns dos exemplos.
São inúmeras as aplicações nas artes (já que confere uma simetria muito atrativa), na análise de mercados financeiros ou ciência da computação com destaque para algoritmos de pesquisa, estrutura de dados e Teoria dos grafos.
A coleção Euclid Prime disponibilizada pela editora Duke University Press contempla os mais relevantes periódicos em matemática e estatística.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.