JOSPT: eficácia da Terapia Cognitiva Funcional na dor lombar crônica é incerta, diz estudo
Os efeitos da Terapia Cognitiva Funcional (TCF) no tratamento da dor lombar crônica, também conhecida como lombalgia, são incertos. Isso porque não há pesquisas científicas rigorosas o suficiente para atestar sua eficácia comparada às das abordagens tradicionais. É o que diz um estudo de revisão sistemática realizado pela Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, e publicado no Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy (JOSPT).
Para isso, foram revisados 15 estudos dos quais nove estavam e apenas cinco forneceram dados mais precisos sobre a aplicação da TCF na condição crônica. Em comparação com a terapia manual combinada aos exercícios básicos, os resultados não foram muito claros sobre o efeito da TCF na redução da intensidade da dor e da incapacidade dela decorrente. Nenhum evento adverso foi relatado e todos os estudos foram considerados como “alto risco de viés”, tiveram amostras pequenas e mostraram diferenças entre controles de estudo, o que limitou a revisão.
O líder da pesquisa, Jack Devonshire, explicou que a TCF integra tratamentos que podem ser úteis no combate à dor lombar crônica, como educação sobre dor, exercícios e treinamentos de estilo de vida. A terapia vem crescendo em popularidade entre os profissionais da saúde desde o primeiro ensaio clínico, feito em 2013. No entanto, apesar de já estar integrada aos sistemas de saúde do Reino Unido e da Finlândia, os estudos anteriores sobre a TCF são inconsistentes.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.