Dot.lib

Implementação das práticas baseadas em evidências tem baixo custo hospitalar e mostrou alto potencial em estudo preliminar (imagem: iStock). Implementação das práticas baseadas em evidências tem baixo custo hospitalar e mostrou alto potencial em estudo preliminar (imagem: iStock).
JNS: protocolo de assepsia pode reduzir risco de infecção em adultos com hidrocefalia
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 04/08/2022
  • DotLib, Hidrocefalia, JNS, Journal of Neurosurgery, Medicina, Neurocirurgia

A implementação de um protocolo preventivo baseado em evidências e com baixo custo hospitalar mostrou alto potencial de reduzir as chances de infecções por aplicação de derivação ventrículo-peritoneal (DVP) em pacientes adultos com hidrocefalia. É o que mostra um estudo preliminar realizado por pesquisadores da Universidade de Calgary, em Alberta (Canadá) cujos resultados foram detalhados em artigo publicado na última terça-feira (02) no Journal of Neurosurgery (JNS).

Denominado Calgary Adult Shunt Infection Prevention Protocol (CASIPP), o conjunto de práticas consiste em substituir o uso rotineiro de iodopovidona, um antisséptico pré-operatório da pele, por gluconato de clorexidina a 2% em álcool isopropílico a 70% sem o uso de cateteres impregnados com antibióticos. A implementação do CASIPP reduziu drasticamente a taxa de sepse, chegando a 0% em 379 procedimentos consecutivos; anteriormente, quando não havia um protocolo do tipo, a taxa de infecção por derivação era de 5,8%.

A inserção de DVP está entre os procedimentos mais realizados por neurocirurgiões e consiste na aplicação de um dispositivo que alivia a pressão cerebral gerada pelo acúmulo de líquido. No entanto, sem uma assepsia específica, a técnica pode acarretar infecções de derivação em adultos e causar doenças graves que podem requerer intervenções cirúrgicas adicionais, tratamento prolongado com antibióticos intravenosos e internações hospitalares prolongadas. Os autores afirmam que estudos multicêntricos maiores devem ser concluídos para verificar a eficácia do protocolo.

Link para o artigo completo, clique aqui.

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.