Dot.lib

Artefato da Grécia Antiga indica prática ateniense de rituais de “magia” (Fonte: iStock). Artefato da Grécia Antiga indica prática ateniense de rituais de “magia” (Fonte: iStock).
Jarra de 2,3 mil anos usada em rituais é encontrada em escavações em Atenas
  • Notícia
  • Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas
  • 08/07/2021
  • Arqueologia, DotLib

Uma jarra de cerâmica de 2.300 anos recentemente analisada por pesquisadores aponta crença dos cidadãos da Grécia Antiga em “magia”. O objeto foi encontrado no local que, no passado, foi a Ágora ateniense — espaço público de convivência no qual se realizavam diversas atividades coletivas, tais como feiras e eventos políticos. A análise apontou características que sugerem que o objeto seria parte de um ritual de maldição.

De acordo com estudo publicado no jornal JSTOR, a jarra estava perfurada por um grande prego de ferro que foi enterrado junto ao objeto e a uma moeda. Antes de ser enterrada, a vasilha foi pintada com inscrições de 55 nomes — supostamente das vítimas. Apesar do desgaste de milênios, era possível ler mais de uma vez a frase “nós amarramos”, cujo significado ainda é incerto. Dentro do objeto, havia ossos da cabeça e de membros inferiores de uma galinha que também estavam perfurados, indicando que as vítimas deveriam sofrer lesões nas respectivas partes do corpo.

Para a pesquisadora e autora do artigo que analisa a descoberta arqueológica, Jessica Lamont, essas características denotam que o artefato foi utilizado em um “ritual de amarração” com o objetivo de imobilizar física e mentalmente seus alvos. “O prego, comumente encontrado em rituais dessa época, tinha força inibidora e simbolicamente imobilizava ou restringia as faculdades das vítimas [da maldição]”, diz Lamont. Uma das hipóteses é a de que tal ação estaria relacionada a conflitos na cidade de Atenas, ocorridos há cerca de 2.300 anos, após a morte de Alexandre, o Grande, em 323 a.C.

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.