JAMA: vacina de mRNA diminui risco de infecção por SARS-CoV-2 em gestantes
Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, observaram que as vacinas de mRNA diminuem consideravelmente o risco de infecção por SARS-CoV-2 em mulheres grávidas. O imunizante aplicado foi o BNT162b2, produzido pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech e eficaz contra a variante Delta. O estudo, realizado com mais de 15 mil gestantes, foi publicado no periódico Journal of The American Medical Association (JAMA).
Durante os testes, dois grupos foram formados: 7530 mulheres vacinadas e 7530 mulheres não vacinadas, todas gestantes entre o quarto e nono mês, e com idade média de 31 anos. Houve 118 infecções por SARS-CoV-2 no grupo vacinado e 202 no grupo não vacinado. Entre as mulheres infectadas, 88 de 105 (83,8%) eram sintomáticas no grupo vacinado contra 149 de 179 (83,2%) no grupo não vacinado. Os riscos de infecção foram de 0,33% contra 1,64% nos grupos vacinados e não vacinados, respectivamente.
Ainda segundo os pesquisadores, embora a infecção por COVID-19 seja assintomática ou leve em mulheres grávidas, é possível que, sem vacinação, haja complicações graves como admissão à unidade de terapia intensiva e ventilação mecânica, além de maior probabilidade de parto prematuro e sofrimento fetal intraparto. Também é possível que os benefícios da vacina sejam mais sutis entre essa população específica, pois sua resposta imunológica pode passar por alterações devido à gravidez.
Link do artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.