Dot.lib

Vacinas de mRNA podem ser mais eficazes na imunização de gestantes (Fonte: iStock) Vacinas de mRNA podem ser mais eficazes na imunização de gestantes (Fonte: iStock)
JAMA: vacina de mRNA diminui risco de infecção por SARS-CoV-2 em gestantes
  • Notícia
  • Ciências da Saúde, COVID-19
  • 14/07/2021
  • Gestantes, Saúde Pública, Pesquisa, DotLib, Vacinas

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, observaram que as vacinas de mRNA diminuem consideravelmente o risco de infecção por SARS-CoV-2 em mulheres grávidas. O imunizante aplicado foi o BNT162b2, produzido pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech e eficaz contra a variante Delta. O estudo, realizado com mais de 15 mil gestantes, foi publicado no periódico Journal of The American Medical Association (JAMA).

Durante os testes, dois grupos foram formados: 7530 mulheres vacinadas e 7530 mulheres não vacinadas, todas gestantes entre o quarto e nono mês, e com idade média de 31 anos. Houve 118 infecções por SARS-CoV-2 no grupo vacinado e 202 no grupo não vacinado. Entre as mulheres infectadas, 88 de 105 (83,8%) eram sintomáticas no grupo vacinado contra 149 de 179 (83,2%) no grupo não vacinado. Os riscos de infecção foram de 0,33% contra 1,64% nos grupos vacinados e não vacinados, respectivamente.

Ainda segundo os pesquisadores, embora a infecção por COVID-19 seja assintomática ou leve em mulheres grávidas, é possível que, sem vacinação, haja complicações graves como admissão à unidade de terapia intensiva e ventilação mecânica, além de maior probabilidade de parto prematuro e sofrimento fetal intraparto. Também é possível que os benefícios da vacina sejam mais sutis entre essa população específica, pois sua resposta imunológica pode passar por alterações devido à gravidez.

Link do artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.