
JAMA: uso de cannabis na gravidez está relacionado a parto prematuro e baixo peso ao nascer
Uma revisão sistemática publicada recentemente no JAMA Pediatrics aponta que o uso de cannabis durante a gravidez está associado a maiores chances de parto prematuro, baixo peso ao nascer e morte infantil. A pesquisa, liderada por especialistas da Oregon Health & Science University, analisou 51 estudos observacionais com mais de 21 milhões de participantes, elevando o nível de evidência desses riscos de muito baixo para moderado.
A obstetra especializada em gestações de alto risco e autora principal do estudo, Jamie Lo, destaca que muitas gestantes continuam usando cannabis para aliviar sintomas como náuseas e insônia, acreditando que a substância é segura. No entanto, imagens de ultrassom e ressonância magnética em modelos animais revelaram prejuízos ao funcionamento da placenta, afetando o fornecimento de oxigênio ao feto e o volume de líquido amniótico.
Apesar da legalização da cannabis em algumas regiões dos Estados Unidos, como o Oregon, Lo recomenda uma abordagem de redução de danos. “A abstinência é o ideal, mas não é realista para muitos pacientes”, afirmou. Ela orienta que, caso a interrupção total não seja possível, reduzir a frequência e a dose pode ajudar a diminuir os riscos à saúde do bebê.
Para ler o artigo, clique aqui.
Sobre o JAMA
O Journal of the American Medical Association (JAMA) é o periódico arbitrado de Medicina Geral de maior circulação no mundo. Publicado continuamente desde 1883, o JAMA oferece aos leitores informação médico-científica essencial baseada em evidências e um fórum de discussão sobre o futuro da prática da Medicina e da Saúde Pública.
Se você se interessou pelo JAMA ou quer saber mais sobre o portfólio da American Medical Association para a sua instituição, contate-nos pelo info@dotlib.com ou preencha nosso formulário. Aproveite e acompanhe nosso blog, siga nossas redes sociais e se inscreva na Dotlib TV, nosso canal oficial no YouTube.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.