JAMA: um quarto dos jovens apresentou sintomas de depressão durante a pandemia de COVID-19
Um em cada quatro jovens apresentou sintomas clínicos de depressão durante a pandemia de COVID-19. É o que indica um estudo liderado pela Universidade de Calgary, no Canadá, e publicado na última segunda-feira (09) no periódico científico JAMA Pediatrics, da American Medical Association. Além disso, sinais de ansiedade também foram identificados em um quinto das crianças e adolescentes.
A pesquisa agregou 29 estudos numa amostra de 80 mil crianças de todo o mundo e sugere que a prevalência de problemas mentais no grupo infanto-juvenil praticamente dobrou nesse período, comparado com o ano anterior à pandemia. Um dos motivos para a alta nos casos desses transtornos mentais foi a privação de interação social — por exemplo, atividades escolares — devido às medidas de prevenção contra o novo coronavírus.
A psicóloga Sheri Madigan, líder do estudo, afirmou que cerca de 80% do atendimento relacionado à saúde mental dos jovens é oferecido nas escolas e a interrupção das aulas colaborou com o cenário. No entanto, ela diz que é possível reverter a situação. “O que os pais podem fazer, na medida do possível, é tentar restabelecer um pouco da rotina e criar um ambiente com mais previsibilidade para as crianças, com sono e alimentação regulados e tempo de tela controlado”, afirma Madigan.
Link do artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.