Dot.lib

A prevalência de transtornos mentais na população infanto-juvenil praticamente dobrou nos últimos dois anos (Fonte: iStock). A prevalência de transtornos mentais na população infanto-juvenil praticamente dobrou nos últimos dois anos (Fonte: iStock).
JAMA: um quarto dos jovens apresentou sintomas de depressão durante a pandemia de COVID-19
  • Notícia
  • Saúde Pública, Ciências da Saúde, COVID-19
  • 12/08/2021
  • DotLib, Depressão, Ansiedade, Infanto-juvenil, COVID-19, JAMA Pediatrics

Um em cada quatro jovens apresentou sintomas clínicos de depressão durante a pandemia de COVID-19. É o que indica um estudo liderado pela Universidade de Calgary, no Canadá, e publicado na última segunda-feira (09) no periódico científico JAMA Pediatrics, da American Medical Association. Além disso, sinais de ansiedade também foram identificados em um quinto das crianças e adolescentes.

A pesquisa agregou 29 estudos numa amostra de 80 mil crianças de todo o mundo e sugere que a prevalência de problemas mentais no grupo infanto-juvenil praticamente dobrou nesse período, comparado com o ano anterior à pandemia. Um dos motivos para a alta nos casos desses transtornos mentais foi a privação de interação social — por exemplo, atividades escolares — devido às medidas de prevenção contra o novo coronavírus.

A psicóloga Sheri Madigan, líder do estudo, afirmou que cerca de 80% do atendimento relacionado à saúde mental dos jovens é oferecido nas escolas e a interrupção das aulas colaborou com o cenário. No entanto, ela diz que é possível reverter a situação. “O que os pais podem fazer, na medida do possível, é tentar restabelecer um pouco da rotina e criar um ambiente com mais previsibilidade para as crianças, com sono e alimentação regulados e tempo de tela controlado”, afirma Madigan.

Link do artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.