Dot.lib

Estudo foi realizado com 33 voluntárias das quais 19 deram à luz bebês vivos e saudáveis; órgão se manteve funcional até um ano após a cirurgia (imagem: iStock). Estudo foi realizado com 33 voluntárias das quais 19 deram à luz bebês vivos e saudáveis; órgão se manteve funcional até um ano após a cirurgia (imagem: iStock).
JAMA: transplante de útero permite que mulheres tenham gestações bem-sucedidas
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 19/07/2022
  • DotLib, Gestantes, Gravidez, JAMA, Medicina, Transplantes, Útero

Publicado no JAMA Surgery, um estudo realizado entre 2016 e 2021 nos Estados Unidos mostrou que os transplantes de útero permitem que mulheres com problemas de infertilidade possam engravidar e gerar bebês saudáveis. Durante esse período, os pesquisadores acompanharam 33 pacientes que tinham a infertilidade absoluta do fator uterino de nascença ou por retirada cirúrgica do órgão; todas receberam o útero transplantado.

Deste total, 19 transplantadas geraram 22 bebês nascidos vivos e saudáveis, com dos partos 84% por cesariana cerca de 14 meses após o recebimento do órgão. Os resultados mostraram que, em 74% das receptoras, o útero ainda estava funcional um ano após a cirurgia e uma em cada quatro mulheres apresentou complicações durante a operação. Os pesquisadores explicaram que, após o parto, o útero é retirado da mãe para que não seja necessário o uso de fármacos imunossupressores, como ocorre em outros tipos de transplantes.

Realizados na Universidade Baylor, (Texas), na Clínica Cleveland (Ohio) e no Hospital da Universidade da Pensilvânia (Filadélfia), os transplantes de útero deste estudo estão entre os mais de cem do tipo realizados até agora em todo o mundo. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, a integrante do Centro Médico da Universidade Baylor e líder do estudo, Liza Johannesson, afirmou que mais de um milhão de mulheres nos EUA poderão se beneficiar desse tipo de operação.

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.