JAMA: transplante de útero permite que mulheres tenham gestações bem-sucedidas
Publicado no JAMA Surgery, um estudo realizado entre 2016 e 2021 nos Estados Unidos mostrou que os transplantes de útero permitem que mulheres com problemas de infertilidade possam engravidar e gerar bebês saudáveis. Durante esse período, os pesquisadores acompanharam 33 pacientes que tinham a infertilidade absoluta do fator uterino de nascença ou por retirada cirúrgica do órgão; todas receberam o útero transplantado.
Deste total, 19 transplantadas geraram 22 bebês nascidos vivos e saudáveis, com dos partos 84% por cesariana cerca de 14 meses após o recebimento do órgão. Os resultados mostraram que, em 74% das receptoras, o útero ainda estava funcional um ano após a cirurgia e uma em cada quatro mulheres apresentou complicações durante a operação. Os pesquisadores explicaram que, após o parto, o útero é retirado da mãe para que não seja necessário o uso de fármacos imunossupressores, como ocorre em outros tipos de transplantes.
Realizados na Universidade Baylor, (Texas), na Clínica Cleveland (Ohio) e no Hospital da Universidade da Pensilvânia (Filadélfia), os transplantes de útero deste estudo estão entre os mais de cem do tipo realizados até agora em todo o mundo. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, a integrante do Centro Médico da Universidade Baylor e líder do estudo, Liza Johannesson, afirmou que mais de um milhão de mulheres nos EUA poderão se beneficiar desse tipo de operação.
Link para o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.