Dot.lib

A terapia por vídeo, com a presença dos pais, mostrou-se mais eficaz que o método usual (Fonte: iStock). A terapia por vídeo, com a presença dos pais, mostrou-se mais eficaz que o método usual (Fonte: iStock).
JAMA: terapia conduzida pelos pais reduz até 75% diagnóstico de autismo em bebês
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 21/09/2021
  • JAMA, JAMA Pediatrics, Pediatria, Autismo, DotLib

A terapia preventiva conduzida pelos pais pode reduzir a probabilidade de diagnóstico de autismo já na primeira infância. É o que indica um estudo internacional publicado no JAMA Pediatrics e realizado pela Universidade da Austrália, em parceria com o Instituto Telethon Kids. Segundo os pesquisadores, a descoberta traz as primeiras evidências em todo o mundo de que intervenções preventivas em crianças autistas podem melhorar significativamente seu desenvolvimento social.

Durante cinco meses, os cientistas avaliaram 89 bebês de 9 a 14 meses de vida que apresentavam sinais precoces do espectro autista. O objetivo era descobrir os efeitos de uma terapia preventiva por vídeo denominada iBasis-Vipp no desenvolvimento neurológico e comunicacional das crianças. Os pacientes foram divididos em grupo de controle (fizeram a terapia por método usual) e grupo de teste (receberam terapia por vídeo). Depois, todos completaram uma avaliação no início do estudo, ao término da terapia e quando completaram 2 a 3 anos.

Resultado: o diagnóstico clínico de autismo aos 3 anos foi 75% menor nas crianças que realizaram a terapia preventiva (iBasis-Vipp), comparado com as submetidas à abordagem usual. Para o autor do estudo, Andrew Whitehouse, muitas terapias visam substituir as diferenças de desenvolvimento por comportamentos considerados “típicos”. No entanto, o tratamento pelo iBasis-Vipp consiste em trabalhar, de modo individual e personalizado, as habilidades específicas de cada criança em um ambiente propício para seu aprendizado. Além disso, os pais recebem feedbacks periódicos por vídeo para ajudá-los a compreender melhor as habilidades únicas de seus filhos e incentivá-las.

Link do artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.