JAMA: solidão pode aumentar em até 27% riscos cardiovasculares em mulheres idosas
Um estudo recente sugere que o isolamento social e os comportamentos associados ao sentimento de solidão podem aumentar em até 27% o risco de mulheres idosas desenvolverem complicações cardiovasculares. Cerca de 57 mil voluntárias com idade média de 79 anos foram avaliadas por quase uma década e os resultados da pesquisa foram publicados no Journal of American Medical Association (JAMA). Para chegar a essa conclusão, os cientistas modelaram um índice de isolamento social cuja pontuação foi baseada no estado civil, estilo de vida e frequência de atividades sociais.
Uma escala de solidão formulada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, também foi aplicada para mensurar sentimentos de isolamento, falta de companheirismo e exclusão. As participantes com pontuações mais altas de isolamento social e solidão apresentavam depressão e aderiram a rotinas que favorecem o surgimento de doenças cardiovasculares, como propensão ao fumo, maior consumo de bebidas alcoólicas e sedentarismo.
Os resultados corroboram com pesquisas anteriores que demonstram que todos esses fatores aumentam em 32% o risco de acidente vascular cerebral (AVC) e em 29% as chances de sofrer um ataque cardíaco. De acordo com os estudiosos, a escolha do público-alvo se deu por evidências de que “mulheres mais velhas são mais propensas a serem viúvas e morarem sozinhas do que os homens” e que as mudanças bruscas de vida experimentadas nessa faixa etária — como aposentadoria, morte de familiares e amigos e diminuição das atividades da vida diária — podem contribuir com o aumento da sensação de solidão e comportamentos associados.
Link para o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.