Dot.lib

Cerca de 57 mil voluntárias com idade média de 79 anos tiveram acompanhamento médico durante quase uma década (imagem: Canva). Cerca de 57 mil voluntárias com idade média de 79 anos tiveram acompanhamento médico durante quase uma década (imagem: Canva).
JAMA: solidão pode aumentar em até 27% riscos cardiovasculares em mulheres idosas
  • Notícia
  • Saúde Pública
  • 26/05/2022
  • Sistema Cardiovascular, JAMA, Idosos, Solidão, Mulheres, DotLib, JAMA Network Open

Um estudo recente sugere que o isolamento social e os comportamentos associados ao sentimento de solidão podem aumentar em até 27% o risco de mulheres idosas desenvolverem complicações cardiovasculares. Cerca de 57 mil voluntárias com idade média de 79 anos foram avaliadas por quase uma década e os resultados da pesquisa foram publicados no Journal of American Medical Association (JAMA). Para chegar a essa conclusão, os cientistas modelaram um índice de isolamento social cuja pontuação foi baseada no estado civil, estilo de vida e frequência de atividades sociais. 

Uma escala de solidão formulada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, também foi aplicada para mensurar sentimentos de isolamento, falta de companheirismo e exclusão. As participantes com pontuações mais altas de isolamento social e solidão apresentavam depressão e aderiram a rotinas que favorecem o surgimento de doenças cardiovasculares, como propensão ao fumo, maior consumo de bebidas alcoólicas e sedentarismo.

Os resultados corroboram com pesquisas anteriores que demonstram que todos esses fatores aumentam em 32% o risco de acidente vascular cerebral (AVC) e em 29% as chances de sofrer um ataque cardíaco. De acordo com os estudiosos, a escolha do público-alvo se deu por evidências de que “mulheres mais velhas são mais propensas a serem viúvas e morarem sozinhas do que os homens” e que as mudanças bruscas de vida experimentadas nessa faixa etária — como aposentadoria, morte de familiares e amigos e diminuição das atividades da vida diária — podem contribuir com o aumento da sensação de solidão e comportamentos associados.

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.