Dot.lib

Farmacêutica responsável não apresentou à comunidade científica dados consistentes sobre eficácia e segurança do medicamento para tratamento do Alzheimer (imagem: iStock). Farmacêutica responsável não apresentou à comunidade científica dados consistentes sobre eficácia e segurança do medicamento para tratamento do Alzheimer (imagem: iStock).
JAMA solicita explicações acerca de estudo científico sobre o aducanumab
  • Notícia
  • Saúde Pública
  • 29/03/2022
  • JAMA, Doença de Alzheimer, Aducanumab, DotLib

O Journal of American Medical Association (JAMA) solicitou à Biogen explicações sobre os dados de eficácia e segurança após a revisão do estudo científico de seu medicamento, o aducanumab, desenvolvido para o tratamento da doença de Alzheimer. A Biogen teria se recusado a fornecer os dados e, em entrevista à revista Superinteressante, afirmou que não comentaria o caso para “para proteger a integridade do processo de revisão científica”.

A recusa da farmacêutica responsável em fornecer as informações — algo incomum no meio científico levantou suspeitas por parte da tradicional editora de Medicina, que adota a revisão por pares, na qual cientistas independentes revisam os estudos antes de serem publicados. A repercussão negativa chegou ao Congresso dos Estados Unidos, cujos deputados exigiram ao Food and Drugs Administration (FDA) uma auditoria interna sobre o fármaco.

Além disso, o aducanumab foi aceito em apenas 120 clínicas das 900 previstas inicialmente, gerando pressão por parte dos familiares de pacientes com Alzheimer para o uso do medicamento. No entanto, um estudo divulgado em janeiro pelo JAMA Neurology mostrou que os efeitos adversos do remédio podem ser comuns e severos: 41,3% dos pacientes tratados com a substância apresentaram “anormalidades de imagem” em exames do cérebro, como o edema cerebral registrado em 35% dos pacientes, dos quais 26% relataram como dor de cabeça, tontura e confusão mental.

Link para o artigo completo, clique aqui.

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.