Dot.lib

DCVax prepara o sistema imunológico para rastrear e atacar o tumor; o glioblastoma é um dos cânceres mais agressivos e com maior taxa de mortalidade (imagem: Canva). DCVax prepara o sistema imunológico para rastrear e atacar o tumor; o glioblastoma é um dos cânceres mais agressivos e com maior taxa de mortalidade (imagem: Canva).
JAMA: primeira vacina do mundo contra o glioblastoma aumenta em anos a sobrevida de pacientes
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 29/12/2022
  • DotLib, Farmácia, Glioblastoma, JAMA, JAMA Oncology, Oncologia, Tratamento, Vacina

A DCVax, nome da primeira vacina no mundo desenvolvida para o tratamento do glioblastoma, mostrou resultados significativos em estudo publicado no JAMA Oncology. A média de sobrevida comum para pacientes com o tumor maligno, que cresce na medula espinhal e pode atingir o Sistema Nervoso Central, é de apenas 12 a 18 meses. No entanto, um dos participantes do estudo viveu por oito anos após receber o fármaco e outro voluntário ainda está vivo sete anos após ser diagnosticado.

A vacina é feita a partir de células tumorais que são combinadas com glóbulos brancos do paciente e, juntos, treinam o sistema imunológico para não só reconhecer como rastrear e atacar o tumor. De acordo com o professor Keyoumars Ashkan, neurocirurgião do Hospital Kings’s College (Inglaterra) e líder da pesquisa, a DCVax prolongou a vida em pacientes que, em geral, têm o pior prognóstico: neste caso, idosos e quadros nos quais a cirurgia já não era viável.

Ao todo, 331 pessoas participaram do estudo, das quais 99 receberam o placebo e 232 tomaram a vacina. Antes, todos passaram pelo tratamento padrão para o glioblastoma — que inclui cirurgia e quimioterapia — para reduzir o tamanho do tumor o máximo possível. Os resultados mostraram que 13% dos vacinados viveram, pelo menos, cinco anos a partir do diagnóstico; entre os não vacinados, somente 5,7% tiveram sobrevida semelhante pós-diagnóstico.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.