Dot.lib

Dificuldades de concentração e esquecimentos pontuais percebidos pelos pacientes estão relacionados à ansiedade e depressão, diz estudo (imagem: iStock). Dificuldades de concentração e esquecimentos pontuais percebidos pelos pacientes estão relacionados à ansiedade e depressão, diz estudo (imagem: iStock).
JAMA: pesquisadores encontram possível ligação entre déficit cognitivo e COVID longa
  • Notícia
  • Ciências da Saúde, COVID-19
  • 09/05/2023
  • Cognição, COVID-19, DotLib, JAMA, JAMA Network Open, Medicina

Os cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, encontraram uma possível ligação entre sintomas de déficit cognitivo percebido pelos próprios pacientes e os sintomas da COVID-19 longa. De acordo com o estudo publicado no JAMA Network Open na última sexta-feira (05), esses problemas estão relacionados à ansiedade e depressão. Para detalhar essa relação, os pesquisadores entrevistaram 766 pacientes inscritos no programa ambulatorial da universidade que confirmaram a infecção sintomática por SARS-CoV-2.

As entrevistas ocorreram por telefone em 30, 60 e 90 dias após a alta hospitalar e os voluntários foram questionados se poderiam realizar atividades como correr, mover uma mesa ou subir um lance de escadas. Eles também responderam se continuaram a ter febre, calafrios, perda de olfato ou fadiga. Ainda, eles foram questionados sobre sua cognição: se eles tiveram problemas para se organizar ou se concentrar em atividades como assistir televisão ou ler um livro e até se esqueceram sobre o que discutiram em uma conversa telefônica durante as quatro semanas anteriores.

Os resultados mostraram que, durante a fase aguda da infecção ou nas semanas seguintes, 36,1% dos pacientes pesquisados ​​perceberam que tinham dificuldades cognitivas. Além disso, esses eram duas vezes mais propensos a relatar sintomas físicos 60 a 90 dias após a infecção do que aqueles sem déficits cognitivos percebidos. Os pesquisadores afirmaram que o estudo tem limitações que incluem a falta de medidas objetivas de cognição e a falta de dados sobre a existência de depressão e ansiedade antes da infecção por COVID.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.