Dot.lib

O risco de demência aumenta em cerca de 16% a cada 10 decibéis perdidos na análise auditiva. (Foto: iStock) O risco de demência aumenta em cerca de 16% a cada 10 decibéis perdidos na análise auditiva. (Foto: iStock)
JAMA: Perda auditiva se relaciona a risco elevado de demência em idosos
  • Notícia
  • 12/01/2023

De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado na JAMA, é possível traçar uma relação entre a perda de audição e uma maior prevalência de demência em idosos acima dos 70 anos de idade.

Segundo a pesquisa indica, a prevalência da demência aumenta conforme o grau de perda auditiva. Os números do estudo indicam que a prevalência da doença pode chegar a 16,52% entre idosos com perda severa de audição. Em pacientes com audição normal, a taxa foi bem menor: 6,19% e uma taxa de 8,93% foi constatada entre aqueles que tem uma perda leve de audição.

Os autores do estudo concluem, ainda, que o risco de demência aumenta em cerca de 16% a cada 10 decibéis perdidos na análise auditiva. Ou seja, quanto maior a perda auditiva, maior a prevalência de danos cognitivos.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.