Dot.lib

Estudo mostrou que a prática também tem efeitos positivos sobre a pressão arterial e o humor (imagem: iStock). Estudo mostrou que a prática também tem efeitos positivos sobre a pressão arterial e o humor (imagem: iStock).
JAMA: jejum intermitente diminui o peso corporal, mas não tem efeitos sobre a gordura
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 23/08/2022
  • DotLib, JAMA Internal Medicine, Medicina, Jejum, Emagrecimento

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, e publicada no início de agosto no JAMA Internal Medicine mostrou que o jejum intermitente pode reduzir o peso corporal. Mas os resultados indicaram que a prática, que tem como característica a alternância de períodos de alimentação com períodos de cerca de 10 horas de jejum, pode não ser eficaz na diminuição da gordura.   

Por 14 semanas, os cientistas acompanharam 90 pessoas obesas de 25 a 75 anos (80% eram mulheres), que foram divididos em grupos de controle e de jejum. A janela de alimentação do segundo grupo era das 7h às 15h, sem possibilidade de ingestão de calorias antes ou após esse período. Todos os participantes foram orientados a realizar exercícios físicos e a aderir à dieta hipocalórica, com redução de 500 calorias em relação à respectiva taxa metabólica em repouso. Dentro destes critérios, a diferença na perda de peso foi de 2,3 kg a mais no grupo do jejum em comparação com o de controle.

Em uma análise secundária, foi observada uma diminuição segmentar de gordura na região do abdômen, entretanto, não houve perda de gordura total significativa ou variação na taxa de gordura corporal. Apesar disso, o jejum intermitente revelou uma melhora substancial na pressão arterial diastólica e, segundo as respostas dos participantes a um questionário aplicado pelos cientistas, o humor foi impactado positivamente com diminuição da fadiga e aumento da vitalidade.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.