Dot.lib

Publicada no JAMA Network Open, a pesquisa foi realizada com mais de 14 mil voluntários e analisou três gerações (imagem: Canva). Publicada no JAMA Network Open, a pesquisa foi realizada com mais de 14 mil voluntários e analisou três gerações (imagem: Canva).
JAMA: escolaridade alta está associada a envelhecimento mais lento e vida longa, aponta estudo
  • Notícia
  • Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas
  • 05/03/2024
  • DotLib, Envelhecimento, JAMA, JAMA Network, Escolaridade

Um estudo publicado no JAMA Network Open sugere que pessoas com maior escolaridade tendem a envelhecer mais lentamente e a viver mais tempo do que aquelas que não alcançaram tal nível. Chamada de "Framingham Heart Study", a pesquisa foi realizada pela Universidade de Columbia e pelo Robert N. Butler Columbia Aging Center (Estados Unidos) e contou com dados de 14.106 participantes. Para entender a associação entre escolaridade, envelhecimento e mortalidade, os cientistas utilizaram um algoritmo conhecido como relógio epigenético DunedinPACE, que mede o ritmo de envelhecimento por meio de DNA coletado de amostras de sangue. 

Na comparação entre pais e filhos, eles descobriram que cada dois anos adicionais de escolaridade resultaram em um ritmo de envelhecimento de 2% a 3% mais lento, correspondendo a uma redução de cerca de 10% no risco de mortalidade. Ao comparar irmãos com diferentes níveis de escolaridade, a equipe conseguiu isolar os efeitos do ensino acadêmico, observando que um aumento na escolaridade está relacionado a um ritmo mais lento de envelhecimento. O "Framingham Heart Study" é um estudo observacional iniciado em 1948 que abrange atualmente três gerações, sendo o primeiro a relacionar a mobilidade educacional com o ritmo do envelhecimento biológico e da mortalidade. 

Os resultados destacam a importância da educação na promoção do envelhecimento saudável e sugerem que intervenções para promover o sucesso educacional podem desacelerar o ritmo do envelhecimento biológico. No entanto, os pesquisadores ressaltam a necessidade de mais evidências experimentais para confirmar essas descobertas e apontam que os relógios epigenéticos, como o DunedinPACE, têm o potencial de fornecer resultados que reflitam os impactos da educação no envelhecimento saudável antes do aparecimento de doenças e incapacidades mais tarde na vida.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.