JAMA: circunferência da cintura se relaciona a risco de AVC
Segundo um artigo publicado na JAMA Network, no último dia 14 de dezembro, o volume da circunferência abdominal está diretamente associado a um risco mais elevado de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico e de hemorragia cerebral.
O estudo foi realizado por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, com intuito de entender a importância de associações de adiposidade geral e central ao risco de AVC isquêmico, hemorragia intracerebral e hemorragia subaracnóidea. Para isso, o estudo de larga escala investigou 490.071 participantes, com idade média de 56,5 anos, sendo 54,6% mulheres e 94,2% brancos.
Os resultados apontam que é importante considerar a distribuição de gordura corporal para analisar os riscos de AVC. A circunferência da cintura, por exemplo, foi associada diretamente ao risco de AVC isquêmico e hemorragia intracerebral, enquanto o IMC foi inversamente associado com o risco de hemorragia subaracnóidea e hemorragia intracerebral.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.