Dot.lib

Segundo estudo, a circunferência da cintura está relacionada ao risco de AVC isquêmico. (Foto: iStock) Segundo estudo, a circunferência da cintura está relacionada ao risco de AVC isquêmico. (Foto: iStock)
JAMA: circunferência da cintura se relaciona a risco de AVC
  • Notícia
  • 10/01/2023
  • AVC, JAMA

Segundo um artigo publicado na JAMA Network, no último dia 14 de dezembro, o volume da circunferência abdominal está diretamente associado a um risco mais elevado de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico e de hemorragia cerebral.

O estudo foi realizado por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, com intuito de entender a importância de associações de adiposidade geral e central ao risco de AVC isquêmico, hemorragia intracerebral e hemorragia subaracnóidea. Para isso, o estudo de larga escala investigou 490.071 participantes, com idade média de 56,5 anos, sendo 54,6% mulheres e 94,2% brancos.

Os resultados apontam que é importante considerar a distribuição de gordura corporal para analisar os riscos de AVC. A circunferência da cintura, por exemplo, foi associada diretamente ao risco de AVC isquêmico e hemorragia intracerebral, enquanto o IMC foi inversamente associado com o risco de hemorragia subaracnóidea e hemorragia intracerebral.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.