Dot.lib

Análise baseou-se em mais de 40 mil estações de monitoramento espalhadas por 138 países; destes, apenas sete atendem a recomendação (imagem: Canva). Análise baseou-se em mais de 40 mil estações de monitoramento espalhadas por 138 países; destes, apenas sete atendem a recomendação (imagem: Canva).
IET: apenas 17% das cidades cumprem diretriz de poluição do ar da OMS
  • Notícia
  • Ciências Ambientais, Multidisciplinar
  • 22/04/2025
  • DotLib, Institution of Engineering And Technology, Meio ambiente, Poluição, Qualidade do ar

O Relatório Mundial de Qualidade do Ar 2024, realizado pela empresa suíça IQAir, revelou que apenas 17% das cidades globais atendem ao limite recomendado pela Organização Mundial de Saúde para partículas finas transportadas pelo ar (PM2.5). Segundo matéria da Engineering and Technology — a revista on-line do The Institution of Engineering and Technology — a análise se baseou em dados de mais de 40 mil estações de monitoramento em 138 países. Na lista dos níveis mais altos de poluição estão Chade, Congo, Bangladesh, Paquistão e Índia.

A cidade mais poluída, Byrnihat, na Índia, registrou uma média anual de PM2.5 de 128,2 mg/m³, muito acima do limite dos 5 mg/m³ recomendados pela OMS. O estudo também destacou a desigualdade na distribuição do monitoramento da qualidade do ar, especialmente em regiões como a África, onde há apenas uma estação para cada 3,7 milhões de pessoas. Apenas sete países — Austrália, Bahamas, Barbados, Estônia, Granada, Islândia e Nova Zelândia — cumpriram a diretriz da OMS.

Especialistas enfatizam que ações urgentes são necessárias para reduzir as emissões e evitar impactos graves à saúde pública. Frank Hammes, CEO da IQAir, ressaltou que os dados coletados são fundamentais para embasar políticas públicas e orientar intervenções de saúde. As PM2.5 incluem poeira, fuligem, sujidade e fumo com menos de 2,5 micrômetros de diâmetro e representam um risco à saúde humana por sua capacidade de penetrar profundamente nos pulmões, além de causar problemas cardiovasculares, cerebrovasculares (AVC) e respiratórios.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.