Dot.lib

Deserto do Atacama (norte do Chile), região onde foram encontrados os fragmentos de vidro (Imagem: iStock). Deserto do Atacama (norte do Chile), região onde foram encontrados os fragmentos de vidro (Imagem: iStock).
GeoScienceWorld: vidro encontrado no deserto do Atacama é parcialmente espacial
  • Notícia
  • 09/11/2021
  • Geologia, Deserto do Atacama, DotLib

A origem dos fragmentos de vidro encontrados há 10 anos no deserto do Atacama, na parte que compreende o norte do Chile, pode ser espacial. É o que afirma um estudo recente publicado no periódico Geology, da editora GeoScienceWorld. Após a realização da espectroscopia — uma técnica que mede e estuda a interação entre a radiação eletromagnética e a matéria — os cientistas passaram a trabalhar com a hipótese de que esses pedaços de vidro se formaram após uma grande explosão. É provável que, há cerca de 12 mil anos, um meteoro ou uma bola de fogo tenha se desintegrado no ar e feito com que a areia do deserto derretesse e se transformasse em vidro.

As características da descoberta chamaram a atenção dos pesquisadores: alguns fragmentos chegam a 50 cm de diâmetro e todos estavam alinhados em longos corredores de até 75 km, como uma espécie de pavimento de vidro. A maioria deles possui texturas lisas ou ásperas e geralmente têm uma forma dobrada, semelhante ao que acontece quando um pedaço de plástico é queimado. Isso sugere que os pedaços de vidros foram produzidos em temperaturas acima dos 1670°C, um valor que impossível de ser alcançado por incêndios ou outros eventos naturais terrestres. Após serem expostos aos altos níveis de calor, os minerais que originalmente compunham os vidros — como as zirconitas — foram decompostos.

A análise química pode confirmar a hipótese acima, já que as 300 amostras coletadas parecem conter um material exótico muito raro na Terra, que só chegou ao planeta por meios interespaciais, como cometas e meteoritos: as chamadas “cubanitas extraterrestres”. Apesar de uma quantidade considerável dos estilhaços ter passado por uma avaliação científica, ainda não é possível calcular seu número total. Um fato a ser estudado é que o momento da suposta explosão do meteoro coincidiu com o desaparecimento da megafauna quaternária da América do Sul, inclusive no Atacama. O geólogo e autor do estudo, Peter Schultz, afirma que ainda é muito cedo para saber se houve uma conexão causal entre os dois eventos.

Link do artigo completo, clique aqui.

...  ...  ...  ...  ...  ...  ...  ...  ...  ... 

Quer ter acesso exclusivo a mais descobertas científicas como essa e aos journals de reconhecimento internacional da GeoScienceWorld? Consulte sobre a disponibilidade desses conteúdos via CAPES na biblioteca de sua universidade.

Se quiser saber mais sobre a base da GeoScienceWorld para você ou para sua instituição acadêmica, fale conosco pelo e-mail info@dotlib.com ou pelo WhatsApp.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.