GeoScienceWorld: estudo sugere que água da Terra existe há cerca de 4,5 bilhões de anos
Uma pesquisa publicada no journal Elements, da GeoScienceWorld, sugere que a água existe há cerca de 4,5 bilhões de anos, o mesmo tempo de existência do planeta Terra. Para entender sua origem, dois astrônomos analisaram minuciosamente a criação do Sistema Solar, que ocorreu por meio de uma nuvem molecular fria contendo o hidrogênio, o hélio, o oxigênio e o carbono, além de grãos de poeira carbonácea e de silicato. Mas a água só surge quando o hidrogênio e o oxigênio se juntam após algumas reações, que resultam em pedras de gelo de água regular (H₂O) e água deuterada (D₂O ou ²H₂O).
Também sob efeito da gravidade, esse gelo passa por novas reações que formam uma jovem protoestrela. A partir dela, já em fases mais avançadas da criação, surge o Sistema Solar como o conhecemos, com planetas, cometas e asteroides. Até esse ponto, a água passou por duas sínteses em condições diferentes — na nuvem fria e durante o desenvolvimento dos planetas — que deixaram marcas isotópicas distintas. Ao analisar essas marcas, os autores do estudo descobriram não só a idade da primeira síntese (a mesma da Terra), mas também sua participação na composição do planeta, de 1% a 50%.
De acordo com os cientistas Cecilia Ceccarelli e Fujun Du, autores do estudo, “a Terra provavelmente herdou sua água original predominantemente de planetesimais, que supostamente são os precursores dos asteroides e planetas que formaram o planeta”. Ainda que não esteja claro como toda a água da fase inicial chegou à Terra, os estudiosos afirmam que a dica está na quantidade de água deuterada. “A questão é bastante complicada porque a origem e a evolução da água da Terra estão inevitavelmente ligadas a outros participantes importantes neste planeta, por exemplo, carbono, oxigênio molecular e o campo magnético”, explicaram os cientistas.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.