Dot.lib

De acordo com os pesquisadores, as evidências estão no conteúdo da água pesada, ou água deuterada (imagem: Canva). De acordo com os pesquisadores, as evidências estão no conteúdo da água pesada, ou água deuterada (imagem: Canva).
GeoScienceWorld: estudo sugere que água da Terra existe há cerca de 4,5 bilhões de anos
  • Notícia
  • Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra
  • 23/02/2023
  • Água, Astronomia, DotLib, Geologia, GeoScienceWorld, Planeta Terra, Sistema Solar

Uma pesquisa publicada no journal Elements, da GeoScienceWorld, sugere que a água existe há cerca de 4,5 bilhões de anos, o mesmo tempo de existência do planeta Terra. Para entender sua origem, dois astrônomos analisaram minuciosamente a criação do Sistema Solar, que ocorreu por meio de uma nuvem molecular fria contendo o hidrogênio, o hélio, o oxigênio e o carbono, além de grãos de poeira carbonácea e de silicato. Mas a água só surge quando o hidrogênio e o oxigênio se juntam após algumas reações, que resultam em pedras de gelo de água regular (HO) e água deuterada (DO ou ²HO).

Também sob efeito da gravidade, esse gelo passa por novas reações que formam uma jovem protoestrela. A partir dela, já em fases mais avançadas da criação, surge o Sistema Solar como o conhecemos, com planetas, cometas e asteroides. Até esse ponto, a água passou por duas sínteses em condições diferentes — na nuvem fria e durante o desenvolvimento dos planetas — que deixaram marcas isotópicas distintas. Ao analisar essas marcas, os autores do estudo descobriram não só a idade da primeira síntese (a mesma da Terra), mas também sua participação na composição do planeta, de 1% a 50%.

De acordo com os cientistas Cecilia Ceccarelli e Fujun Du, autores do estudo, “a Terra provavelmente herdou sua água original predominantemente de planetesimais, que supostamente são os precursores dos asteroides e planetas que formaram o planeta”. Ainda que não esteja claro como toda a água da fase inicial chegou à Terra, os estudiosos afirmam que a dica está na quantidade de água deuterada. “A questão é bastante complicada porque a origem e a evolução da água da Terra estão inevitavelmente ligadas a outros participantes importantes neste planeta, por exemplo, carbono, oxigênio molecular e o campo magnético”, explicaram os cientistas.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.