Dot.lib

PDDC, como é chamado o medicamento, mata seletivamente as células com reprodução ativa do vírus (imagem: Canva). PDDC, como é chamado o medicamento, mata seletivamente as células com reprodução ativa do vírus (imagem: Canva).
FSG: cientistas desenvolvem antirretroviral com enzima envolvida na replicação do HIV-1
  • Notícia
  • Ciências Biológicas, Ciências da Saúde
  • 22/08/2023
  • AIDS, DotLib, Future Science Group, HIV, Tratamento

Os pesquisadores da Universidade Johns Hopkins e do National Institutes of Health, dos Estados Unidos, desenvolveram um antirretroviral que mata seletivamente as células infectadas pelo HIV-1, tipo mais comum da AIDS. De acordo com as informações do site BioTechniques, da Future Science Group (FSG), o medicamento chamado de PDDC foi produzido com base na enzima nSMase2, responsável pela replicação e maturação desse vírus. No primeiro estudo, foi observado que a nSMase2 decompõe as gorduras complexas nas membranas celulares, transformando-as em ceramidas.

Por sua vez, as ceramidas fornecem um revestimento protetor para novas partículas virais, o que as torna fundamentais para que a replicação do HIV-1 seja completa. O segundo estudo investigou a inibição da nSMase2 em camundongos infectados com sistemas imunológicos humanizados usando um bloqueador seletivo da enzima, o PDDC. Sua inibição gerou vírions deformados, que não amadureceram e não eram infecciosos e eventualmente resultaram na morte de células infectadas. Nas cobaias, o fármaco reduziu os níveis de HIV-1 no sangue para quantidades indetectáveis, com níveis comparáveis ​​aos tratamentos atuais para o HIV.

Ao contrário dos antirretrovirais atuais, quando o tratamento com PDDC foi interrompido, 80% dos camundongos não apresentaram rebote no HIV. Os resultados de experimentos in vivo e na cultura de tecidos mostraram que o medicamento mata seletivamente as células com replicação ativa do HIV-1. Eric Freed, coautor do estudo, disse que a descoberta é só o primeiro passo de uma longa jornada. “Esta enzima é um pé na porta para entender melhor a composição lipídica viral nos estágios finais do ciclo de replicação”, explicou o cientista.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.