FSG: cientistas desenvolvem antirretroviral com enzima envolvida na replicação do HIV-1
Os pesquisadores da Universidade Johns Hopkins e do National Institutes of Health, dos Estados Unidos, desenvolveram um antirretroviral que mata seletivamente as células infectadas pelo HIV-1, tipo mais comum da AIDS. De acordo com as informações do site BioTechniques, da Future Science Group (FSG), o medicamento chamado de PDDC foi produzido com base na enzima nSMase2, responsável pela replicação e maturação desse vírus. No primeiro estudo, foi observado que a nSMase2 decompõe as gorduras complexas nas membranas celulares, transformando-as em ceramidas.
Por sua vez, as ceramidas fornecem um revestimento protetor para novas partículas virais, o que as torna fundamentais para que a replicação do HIV-1 seja completa. O segundo estudo investigou a inibição da nSMase2 em camundongos infectados com sistemas imunológicos humanizados usando um bloqueador seletivo da enzima, o PDDC. Sua inibição gerou vírions deformados, que não amadureceram e não eram infecciosos e eventualmente resultaram na morte de células infectadas. Nas cobaias, o fármaco reduziu os níveis de HIV-1 no sangue para quantidades indetectáveis, com níveis comparáveis aos tratamentos atuais para o HIV.
Ao contrário dos antirretrovirais atuais, quando o tratamento com PDDC foi interrompido, 80% dos camundongos não apresentaram rebote no HIV. Os resultados de experimentos in vivo e na cultura de tecidos mostraram que o medicamento mata seletivamente as células com replicação ativa do HIV-1. Eric Freed, coautor do estudo, disse que a descoberta é só o primeiro passo de uma longa jornada. “Esta enzima é um pé na porta para entender melhor a composição lipídica viral nos estágios finais do ciclo de replicação”, explicou o cientista.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.