Dot.lib

Conheça a ferramenta clínica voltada para a avaliação de risco de pacientes e que determina quais necessitam de maior atenção (imagem: Canva). Conheça a ferramenta clínica voltada para a avaliação de risco de pacientes e que determina quais necessitam de maior atenção (imagem: Canva).
Farmácia clínica e o escore Martinbiancho
  • Artigo
  • Ciências da Saúde
  • 29/09/2023
  • AccessPharmacy, DotLib, Escore Martinbiancho, Farmácia clínica, McGraw Hill

A Farmácia Clínica é uma área que vem ganhando espaço em diversas unidades de saúde e comprovando sua importância na melhoria do atendimento ao paciente e no suporte a tratamentos mais efetivos. Por meio da resolução do Conselho Nacional de Saúde, criada em 2004 — na qual foi homologada a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) — a área apresentou grandes evoluções.

Para facilitar a avaliação do farmacêutico clínico, foram desenvolvidas técnicas de monitoramento contínuo, que têm como finalidade a identificação e resolução de problemas relacionados à área medicamentosa em âmbito hospitalar. O escore de risco ajuda a direcionar o trabalho do farmacêutico na assistência ao paciente, priorizando aqueles que apresentam maiores valores acumulados no escore.

Nesse contexto, conheça o escore Martinbiancho e quais são os principais fatores analisados para determinar quais pacientes necessitam de maior atenção e cuidados farmacêuticos mais pontuais. Confira a seguir.

O que é o escore Martinbiancho

Escore Martinbiancho: farmacêutica questionando paciente e preenchendo ficha para avaliação de risco

Imagem: Canva.

O escore Martinbiancho, desenvolvido pela farmacêutica clínica brasileira Jacqueline Kohut Martinbiancho, é uma ferramenta utilizada para a avaliação de risco de pacientes, determinando aqueles que necessitam de atenção redobrada e primordial. O escore traça o perfil dos pacientes considerando fatores como patologia de base, com fatores de risco farmacológico associado, problemas no uso de medicamentos e suas interações etc..

A análise é feita a partir da avaliação das condições do paciente. Para isso, devem ser respondidas questões como: quantidade de medicamentos em uso e quais deles são intravenosos; se faz uso de fármacos potencialmente perigosos, quantos são e quais as posologias; se está fazendo uso de sonda; a idade do paciente; se ele apresenta problemas renais e/ou hepáticos e se é imunossuprimido e/ou imunocomprometido.

Critérios de definição para acompanhamento

Após a análise da pontuação, são aplicados critérios de definição para acompanhamento do paciente de acordo com o escore marcado em seu perfil. Para isso, são utilizadas três categorias que indicam o risco de cada paciente de acordo com seu quadro clínico.

Escore Martinbiancho: farmacêutica avaliando paciente internada na UTI

Imagem: Canva.

Caso o somatório de pontos apresente resultado ≥ 9, o paciente é considerado de alto risco e deve ser priorizado, já que os fatores de risco elevados fazem necessário o acompanhamento. Desta forma, é importante que a prescrição de medicamentos seja realizada diariamente, com análise de interações medicamentosas, incompatibilidades e busca ativa de Reações Adversas a Medicamentos a cada 2 dias.

Já em casos que resultam de 5 a 8 pontos, o paciente é considerado de risco moderado, o que significa que ele necessita de acompanhamento, mas não emergencial. Semelhante aos de risco alto, os pacientes de risco moderado também necessitam dos seguintes cuidados: acompanhamento diário da prescrição médica, análise de interações medicamentosas e incompatibilidades, busca ativa de Reações Adversas a Medicamentos. No entanto, a checagem completa deve ser realizada a cada 3 dias.

Por fim, se a pontuação resultar em ≤ 4, o paciente é considerado de baixo risco e devem ser apenas observados e monitorados diariamente. Todo o conhecimento para a elaboração do conteúdo foi retirado do livro “Medicamentos na prática da farmácia clínica” (Artmed, 2013) e do artigo “Development of risk score to hospitalized patients for clinical pharmacy rationalization in a high complexity hospital”, produzido por Jacqueline Martinbiancho.

Um recurso para farmacêuticos

Escore Martinbiancho: logo do AccessPharmacy e da McGraw Hill

Imagem: AccessPharmacy / McGraw Hill / Dot.Lib.

Com mais de um século figurando entre as principais editoras do mundo em conteúdo científico, a McGraw Hill tem tradição e reconhecimento internacional no fomento ao aprendizado e trabalho de profissionais de diversas áreas por meio de ferramentas, serviços e publicações digitais. Além das já conhecidas soluções educacionais para a Medicina, seu portfólio também abrange os vários segmentos da Farmácia com o AccessPharmacy.

Como uma ferramenta online rica em conteúdo farmacêutico, o AccessPharmacy permite que estudantes, professores e farmacêuticos praticantes pesquisem pelas mais importantes referências na área. São 86 livros de excelência, incluindo títulos clássicos como Pharmacotherapy: A Pathophysiologic Approach, e o livro mais respeitado do mundo na área de farmacologia, Goodman & Gilman’s: The Pharmacological Basis of Therapeutics, com uma coleção única de animações adaptadas que ilustra interações medicamentosas de maneira detalhada.

Se você se interessou pelo AccessPharmacy ou quer saber mais sobre o portfólio da McGraw Hill para a sua instituição, contate-nos pelo info@dotlib.com ou preencha nosso formulário clicando aqui. Aproveite e acompanhe nosso blog, siga nossas redes sociais e se inscreva na Dotlib TV, nosso canal oficial no YouTube.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.