Dot.lib

Conheça os principais pensadores por trás do conceito, entenda seu papel nos procedimentos científicos e conheça três journals para se aprofundar no assunto (imagem: iStock). Conheça os principais pensadores por trás do conceito, entenda seu papel nos procedimentos científicos e conheça três journals para se aprofundar no assunto (imagem: iStock).
Ética: definições e sua importância na Ciência
  • Artigo
  • Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas
  • 15/07/2022
  • AMA, Bioética, Brill, Ciência, DotLib, Enciclopédia Britannica, Ética, Wiley

Nas últimas décadas, a humanidade tem vivenciado avanços científicos em escala geométrica, que proporcionam uma qualidade de vida sem precedentes na História e abrem novas perspectivas econômicas e sociais nas mais diversas áreas da sociedade. Prova disso são as técnicas multidisciplinares que envolvem a edição genética e permitem, ainda que de forma limitada, a manipulação da vida em suas diferentes formas — da microscópica à humana — para as mais diversas finalidades.

No entanto, a cada vez que técnicas e outras descobertas científicas como essas são divulgadas, os debates sobre os limites para a aplicação de tais procedimentos se inflamam. Afinal de contas, vale tudo pelo progresso científico? Quais são os limites éticos e quem os define? Essas perguntas passam a pautar a opinião pública e a balizar os próximos passos da Ciência.

Neste artigo, vamos entender o que é a ética, os principais pensadores por trás deste conceito e qual o seu papel na produção científica.

Moral x ética

Dois homens se cumprimentando com aperto de mãos

Imagem: iStock.

Atualmente, os termos são usados quase que como sinônimos; entretanto é importante lembrar a diferença entre ambos. Os conceitos de ética e moral estão intimamente conectados, a começar pela etimologia. A palavra Ética vem do grego ethos, que significa “caráter”; por sua vez, os romanos traduziram a palavra grega para o latim, tornando-se mos (que significa “costume”) e cujo plural é mores, que originou a palavra “moral”.

Em linhas gerais, a moral corresponde ao conjunto de valores, normas e princípios que norteiam o comportamento de um indivíduo dentro do seu grupo social (empresa, profissão, religião, sociedade, país) uma vez que definem o que é certo ou errado, permitido ou proibido, aceitável ou inaceitável dentro da conjuntura social. Estes valores, por sua vez, se baseiam na cultura e crenças, história e tradições do respectivo grupo.

Já a ética é um campo da Filosofia que se dedica racional e cientificamente aos estudos e críticas da moral, seus princípios, aplicação e influência no comportamento humano. Por esse motivo, também é conhecida como Ciência do Comportamento Moral ou Filosofia Moral.

Principais pensadores

Entendidas sua aplicação e as diferenças em relação à moral, vamos conhecer um pouco do pensamento de alguns dos filósofos que mais se dedicaram a pensar, estudar e formular o conceito de ética.

Aristóteles (384 aC – 322 aC)

Estátua do filósofo grego Aristóteles

Estátua do filósofo grego Aritóteles (imagem: iStock).

- Principais características: teleológica (tem ou busca uma finalidade) e eudaimônica (ou seja, a finalidade é a felicidade).

Para o filósofo grego, os princípios da ética são definidos pelo caráter de uma pessoa, especificamente por suas virtudes e é por isso que a visão aristotélica sobre o assunto é conhecida como teoria das virtudes. No livro Ética a Nicômaco, uma de suas obras mais conhecidas e recomendadas para entender o tema pelo viés aristotélico, o pensador descreve o humano como um ser que possui essência, natureza e uma finalidade, sendo esta última o sentido da vida — aqui tido como Eudaimonia, ou em tradução livre do grego, a felicidade.

Então, de acordo com o filósofo, o indivíduo é naturalmente bom e, se agir de acordo com sua natureza, poderá cultivar virtudes. Estas, por sua vez, guiam as ações humanas, que são guiadas pela felicidade ou para atingi-la. Ainda que sejam parte do caráter da pessoa, Aristóteles defendia que as virtudes também poderiam ser incentivadas e desenvolvidas ao longo da vida para adquiri-las por meio do hábito. Resumindo: para Aristóteles, a(s) virtude(s) determinam a ética de uma pessoa.

Nicolau Maquiavel (1469 – 1527)

Exemplar do livro O Príncipe, de Maquiavel

Exemplar do livro "O Príncipe", do filósofo italiano Nicolau Maquiavel (imagem: iStock).

- Principais características: ética utilitarista, voltada para a política e resultado de um contexto histórico.

De acordo com o pensador italiano, existem duas éticas: a religiosa de viés cristão, voltada para a alma, e a política, que deve ser útil ao Estado. Em suas obras — especialmente nos livros O Príncipe e “O Discurso”, Maquiavel fazia uma contraposição entre as duas éticas ao propor que as ações dos governantes não mais fossem subordinadas à Deus (no contexto cristão) com a finalidade de salvar almas.

Em seu lugar, Maquiavel acreditava que os governantes deveriam agir para servir à pátria e ao bem-estar geral da população. Para atingir esses objetivos, essas autoridades devem fazer o que for preciso, não sendo possível avaliar as atitudes tomadas como boas ou más sem considerar o contexto de seu tempo. Ou seja: uma ação realizada em 1922 que, à época, foi considerada boa, pode ser vista como má em 2022.

Essa visão é comumente associada ao pensamento de que “os fins justificam os meios” e até hoje gera debates uma vez que pode ser usada para justificar uma ação violenta por parte do Estado. É também por essa razão que o adjetivo “maquiavélico” ganhou uma conotação negativa que remete a uma pessoa fria, calculista e capaz de qualquer coisa para atingir seus objetivos. No entanto, mesmo os estudiosos definem Maquiavel como um pensador pouco coeso e defendem que, assim como a visão de ética do autor, suas obras devem ser analisadas à luz da Itália renascentista, contexto em que foram elaboradas.

Immanuel Kant (1724 – 1804)

Retrato do filósofo Immanuel Kant

Retrato do filósofo prussiano Immanuel Kant (imagem: Canva).

- Principais características: ética guiada pelo dever (deontológica).

Ao contrário das visões anteriores sobre a ética, cujas ações tinham finalidades sempre exteriores ao indivíduo (felicidade, salvação espiritual, utilidade política etc.), Kant dizia que a razão do próprio sujeito direciona suas ações, o que chamava de autonomia da razão. Para além disso, as ações necessariamente têm como finalidade o dever; ou seja, antes de agir, a pessoa precisa afastar todas as influências externas e, por meio de seu intelecto, questionar se deve ou não agir, tornando a ação um fim em si mesma.

Mas para compreender a ética kantiana e como uma ação pode ser julgada como boa (moral) ou ruim (imoral), é fundamental entender o conceito denominado Imperativo Categórico, também criado por Kant e aprofundado em seu livro Fundamentação da metafísica dos costumes:

1) Autonomia da razão: aqui Kant defende que o indivíduo está vinculado a uma lei moral por sua própria vontade, pois essas vontades já estão vinculadas às leis morais. Ou seja, uma lei que respeite a humanidade de tal forma que todos a sigam (“age como se a máxima de tua ação devesse ser erigida por tua vontade em lei universal da Natureza”).

2) Humanidade: aqui ocorre o oposto do que Maquiavel propõe e, em vez de um meio, a humanidade passa a ser um fim (“age de tal maneira que trates a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de outrem, sempre como um fim e nunca como um meio”).

3) Universalização: uma ação boa (ou moral) é aquela que é fruto da razão e que, por isso, pode ser aplicada a todas as pessoas sem que caia na contradição (“age como se a máxima de tua ação devesse servir de lei universal para todos os seres racionais”).

Ética na Ciência

Médico projetando a palavra bioética com as mãos

Imagem: iStock.

De acordo com a Enciclopédia Britannica, entende-se por Ciência “qualquer sistema de conhecimento que se preocupa com o mundo físico e seus fenômenos e que envolve observações imparciais e experimentação sistemática. Em geral, uma ciência envolve uma busca de conhecimento abrangendo verdades gerais ou as operações de leis fundamentais”.

Ocorre que na experimentação sistemática — especialmente em áreas como as Ciências Médicas e Biológicas — a coleta de dados que viabiliza a pesquisa implica a coleta, análise e manipulação de espécimes biológicos, inclusive humanos. Pode-se citar como exemplos a análise de seres microscópicos e potencialmente perigosos como vírus e bactérias, a testagem de novos medicamentos em cobaias vivas e, em fases mais avançadas do estudo, testagem em humanos, entre outros procedimentos.

Neste contexto, a ética tem o papel de balizar as ações dos cientistas de modo que os riscos, erros e até mesmo a má-conduta em procedimentos como os citados acima sejam evitados, sempre colocando a obtenção de conhecimentos para a preservação da vida e do bem-estar como finalidade última dos estudos científicos. Desse modo, a ética (ou bioética) exige que valores como a responsabilidade, a transparência, a autonomia, a neutralidade de interesses e o rigor científico sejam praticados durante toda a pesquisa.

Para garantir que essas normas éticas sejam respeitadas, foram criados os conselhos e comitês de ética que regem e fiscalizam as boas-práticas nos procedimentos de suas respectivas áreas e profissões, punindo as más-condutas. No Brasil, a prática ética nos experimentos com seres humanos está prevista na Resolução nº 466/2012, criada pelo Conselho Nacional de Saúde, que estabelece o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) como responsável por analisar e julgar a conduta científica dos autores das pesquisas, monitorar os respectivos riscos, receber e apurar as denúncias de abusos e demais fatos previstos na lei.

As pesquisas científicas internacionais com humanos devem estar subordinadas às diretrizes do Código de Nuremberg — criado em 1947 para julgar os casos de violação à vida humana por meio de experimentos realizados pelos nazistas em campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Há, também, a Declaração de Helsinque, redigida pela Associação Médica Mundial e promulgada em 1964 para reforçar o que já foi estabelecido no Código de Nuremberg.

3 journals para se aprofundar no assunto

Confira, a seguir, três sugestões de periódicos para compreender o papel da ética nas pesquisas de diferentes áreas do conhecimento.

Bioethics (Wiley)

Capa da edição de junho de 2022 do periódico Bioethics

Capa do periódico Bioethics, da Wiley (imagem: Wiley).

Bioethics reúne artigos bem argumentados sobre as questões éticas suscitadas por assuntos atuais, como: pesquisa clínica colaborativa internacional nos países em desenvolvimento, transplantes de órgãos e xenotransplantes, envelhecimento e vida humana, AIDS, genética e pesquisa com células-tronco. Essas questões são consideradas em relação a problemas éticos, legais e políticos concretos, ou em termos de conceitos, princípios e teorias fundamentais usados ​​na discussão de tais problemas.

Conheça o portfólio da Wiley.

AMA Journal of Ethics

Logo do AMA Journal of Ethics

Logo do AMA Journal of Ethics (imagem: AMA).

O AMA Journal of Ethics é um periódico editorialmente independente, mensal e revisado por pares, dedicado a ajudar estudantes e profissionais da Medicina a tomar decisões éticas em seus serviços prestados aos pacientes e às comunidades. A revista oferece casos e comentários de especialistas, discussões sobre política e equidade, perspectivas de contexto social e cultural, materiais de educação continuada baseados em periódicos e multimídia, recursos visuais e muito mais.

Conheça o portfólio da AMA.

Journal of Applied Animal Ethics Research (Brill)

Capa do Journal of Apllied Animal Ethics Research

Capa do Journal of Applied Animal Ethics Research (imagem: Brill).

O Journal of Applied Animal Ethics Research é uma publicação científica internacional e interdisciplinar, que contém resultados de pesquisas originais revisadas por pares, estudos técnicos e revisões acerca das questões éticas relacionadas ao bem-estar animal no contexto laboral e científico. Seus conteúdos têm ênfase nas pesquisas que exploram o cuidado e manejo animal na medicina veterinária, nos laboratórios, na conservação ou domesticação, em atividades sociais (como a agricultura e os esportes), e na etologia aplicada. A revista também publica artigos que examinam e discutem quadros éticos, ferramentas e metodologias aplicadas a questões morais na relação entre humanos e animais.

Conheça o portfólio da Brill.

Se você se interessou pelos journals citados neste artigo e considera incorporá-los nos seus estudos ou na sua instituição, contate-nos pelo info@dotlib.com ou preencha o formulário clicando aqui. Para mais dicas como essas, siga-nos nas redes sociais e acompanhe o nosso blog.

Leia também: Epistemologia: o que é e qual a sua importância

Conhecimento científico e senso comum: entenda a diferença

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.