Estudo sugere que medicamentos para a próstata podem reduzir o risco de doença de Parkinson
A maioria dos tratamentos para a Doença de Parkinson concentra-se em restaurar os níveis de dopamina. No entanto, novos estudos investigam maneiras de aumentar os níveis de energia usando uma via metabólica chamada glicólise.
Um estudo coorte de pesquisadores da Universidade de Iowa, publicado no periódico JAMA Neurology, comparou a eficácia de drogas que aumentam a glicólise, como a Terazosina (Terazosin), Doxazosina (Doxazosin), Alfuzosina (Alfuzosin) com as da Tansulosina (Tamsulosin) - uma droga que tem indicação semelhante, mas não aumenta a glicólise.
De acordo com os resultados do trabalho, o uso das drogas Terazosina, Doxazosina e Alfuzosina foi associado a uma redução de 12% a 37% no risco de desenvolver a Doença de Parkinson em comparação com o uso de Tansulosina. Porém, os pesquisadores alertam que são necessárias mais pesquisas e ensaios clínicos para confirmar a relação entre a menor incidência, em homens e mulheres, da condição degenerativa e fármacos que aumentam a glicólise.
Link da notícia completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.