Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Estudo sugere que medicamentos para a próstata podem reduzir o risco de doença de Parkinson
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 09/02/2021
  • JAMA Neurology, Doença de Parkinson, Glicólise

A maioria dos tratamentos para a Doença de Parkinson concentra-se em restaurar os níveis de dopamina. No entanto, novos estudos investigam maneiras de aumentar os níveis de energia usando uma via metabólica chamada glicólise.

Um estudo coorte de pesquisadores da Universidade de Iowa, publicado no periódico JAMA Neurology, comparou a eficácia de drogas que aumentam a glicólise, como a Terazosina (Terazosin), Doxazosina (Doxazosin), Alfuzosina (Alfuzosin) com as da Tansulosina (Tamsulosin) - uma droga que tem indicação semelhante, mas não aumenta a glicólise.

De acordo com os resultados do trabalho, o uso das drogas Terazosina, Doxazosina e Alfuzosina foi associado a uma redução de 12% a 37% no risco de desenvolver a Doença de Parkinson em comparação com o uso de Tansulosina. Porém, os pesquisadores alertam que são necessárias mais pesquisas e ensaios clínicos para confirmar a relação entre a menor incidência, em homens e mulheres, da condição degenerativa e fármacos que aumentam a glicólise. 

Link da notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.