Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Estudo norte-americano associa comorbidades que aumentam os danos cerebrais causados pela COVID-19
  • Notícia
  • Ciências da Saúde, COVID-19
  • 19/11/2020
  • hipertensão, Sociedade Radiológica da América do Norte, Diabetes

Um estudo conduzido por pesquisadores norte-americanos apontou que comorbidades como hipertensão e diabetes podem aumentar as chances de complicações neurológicas causadas pelo novo coronavírus. A principal teoria é que a inflamação associada à infecção seja a grande causa dos danos cerebrais, porém, os mecanismos exatos para esses efeitos podem envolver vários fatores.

Para pesquisa, os autores avaliaram 1.357 pacientes com COVID-19 que fizeram exames cerebrais entre janeiro a abril de 2020. Foram identificados 81 indivíduos com estado mental alterado e déficits neurológicos focais, como problemas de fala e visão. Dentre eles, 18 apresentaram problemas considerados emergenciais ou críticos, incluindo derrame, hemorragia e vasos sanguíneos bloqueados.  

Ainda de acordo com os pesquisadores, metade dos pacientes tinha histórico de hipertensão e/ou diabetes tipo 2 e dois terços eram afrodescendentes. Todas as conclusões deste trabalho serão apresentadas durante o encontro anual da Sociedade Radiológica da América do Norte, entre os próximos dias 29 de novembro e 5 de dezembro.

Link da notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.