Estudo norte-americano associa comorbidades que aumentam os danos cerebrais causados pela COVID-19
Um estudo conduzido por pesquisadores norte-americanos apontou que comorbidades como hipertensão e diabetes podem aumentar as chances de complicações neurológicas causadas pelo novo coronavírus. A principal teoria é que a inflamação associada à infecção seja a grande causa dos danos cerebrais, porém, os mecanismos exatos para esses efeitos podem envolver vários fatores.
Para pesquisa, os autores avaliaram 1.357 pacientes com COVID-19 que fizeram exames cerebrais entre janeiro a abril de 2020. Foram identificados 81 indivíduos com estado mental alterado e déficits neurológicos focais, como problemas de fala e visão. Dentre eles, 18 apresentaram problemas considerados emergenciais ou críticos, incluindo derrame, hemorragia e vasos sanguíneos bloqueados.
Ainda de acordo com os pesquisadores, metade dos pacientes tinha histórico de hipertensão e/ou diabetes tipo 2 e dois terços eram afrodescendentes. Todas as conclusões deste trabalho serão apresentadas durante o encontro anual da Sociedade Radiológica da América do Norte, entre os próximos dias 29 de novembro e 5 de dezembro.
Link da notícia completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.