Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Estudo indica suscetibilidade genética de miopia e hiperopia em pessoas com ascendência europeia
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 22/04/2021
  • JAMA Ophthalmology

Um estudo realizado com 502.682 participantes do UK Biobank, com idades entre 40 e 69 anos, avaliou a suscetibilidade à baixa miopia (LM), alta miopia (HM) e à hipermetropia entre aqueles que possuem ascendência europeia e asiática. Publicado no JAMA Ophthalmology, o estudo avaliou o conjunto de variantes genéticas que estariam associadas a uma maior suscetibilidade às problemáticas oftalmológicas.

Os níveis de risco poligênico foram gerados a partir de estatísticas resumidas de GWAS (estudo de associação do genoma completo), apresentando os quatro conjuntos gerados nos participantes com ascendência europeia: HM vs emetropia; LM vs emetropia; hiperopia vs emetropia; e LM vs hipermetropia. 

Os pesquisadores concluíram que os avaliados com HM herdaram um maior número de variantes entre o mesmo conjunto de alelos de predisposição à miopia e não alelos de risco diferentes em comparação com indivíduos com LM, indicando que as variantes de risco genético foram compartilhadas entre as três problemáticas avaliadas. Por fim, as descobertas sugerem que as intervenções de tratamento que visam variantes de risco genético comuns associadas ao erro refrativo podem ser eficazes contra LM e HM.

Link da notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.