Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Estudo indica que infecção por outros coronavírus pode agravar resposta de idosos à COVID-19
  • Notícia
  • Ciências da Saúde, COVID-19
  • 11/08/2020
  • SARS-CoV-2, idosos

Um estudo preliminar, liderado pela Universidade de Oxford e com participação de universidades brasileiras, apontou que o paciente que passou por infecções de outros vírus da família corona — que causam doenças como os resfriados —, possui perda na capacidade do sistema de defesa de reconhecer e combater novas espécies virais, como o SARS-CoV-2.

Os pesquisadores desenvolveram um modelo matemático que cruzou os dados de faixa etária dos infectados e severidade dos casos na Europa. Eles observaram que, ao passar do tempo, o corpo seria mais exposto a diversas espécies de coronavírus, assim, o sistema de defesa se tornaria mais “especializado” e perderia a capacidade de fornecer uma proteção a todos os vírus da família. Isso pode sugerir a razão pela qual crianças, geralmente, contraem o quadro mais leve da doença, enquanto os idosos desenvolvem a versão mais grave.

“Hoje é evidente que a maioria das crianças e adolescentes experimenta quadros médios ou assintomáticos de Covid-19, enquanto pessoas mais velhas têm um risco maior de sofrer sintomas severos. Nossa hipótese é a de um mecanismo que pode explicar a severidade nesses dois grupos a partir das diferentes exposições que tiveram aos coronavírus endêmicos, que se estima serem responsáveis por quase um terço dos resfriados comuns”, explicou Francesco Pinotti, pesquisador da Universidade de Oxford e primeiro autor do trabalho.

Todos os resultados da pesquisa podem ser encontrados na MedRxiV, plataforma preprint desenvolvida pelas editoras Cold Spring Harbor Laboratory Press e BMJ em conjunto com a Universidade de Yale.

Link da notícia completa, clique aqui

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.