Estudo do JAMA relaciona vacina para a COVID-19 e perda auditiva súbita nos EUA
Um estudo, ainda em caráter preliminar, publicado no JAMA Otolaryngology, avaliou a associação entre a vacinação para a COVID-19 e a perda auditiva neurosensorial súbita. Para isso, o estudo utilizou dados do sistema de notificação de eventos adversos de vacinas dos centros dos EUA para controle e prevenção de doenças.
O CDC VAERS, repertório nacional de relatórios de incidentes associados a reações adversas que ocorrem após qualquer vacinação, é uma ferramenta única e importante para vigilância pós-comercialização, que tem permitido pesquisas sistemáticas em segurança de vacinas em escala nacional. Esses achados preliminares de dados VAERS na fase inicial da vacinação social COVID-19 usando 2 vacinas de RNA mensageiro sugerem que não existe associação entre a inoculação com uma vacina de RNA mensageiro SARS-CoV-2 e perda auditiva súbita incidente.
Os resultados indicaram, ainda, que embora o período de relatório não inclua outras vacinas que estão atualmente em uso, é esperado que essas descobertas tranquilizem os médicos e pacientes para receber todas as doses programadas da vacinação, conforme recomendado pelas diretrizes atuais de saúde pública. Relatórios oportunos e detalhados para o VAERS serão críticos para estudar se as características específicas do paciente (por exemplo, sexo, doença autoimune comórbida e história de condições labirínticas preexistentes, como doença de Ménière) podem estar associadas a um risco elevado de perda auditiva ou outras doenças otorrinolaringológicas eventos adversos.
Link da notícia completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.