Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Estudo da BMJ afirma que mortes globais por COVID-19 são o dobro dos números oficiais
  • Notícia
  • Saúde Pública
  • 14/05/2021
  • COVID19

Um novo estudo publicado nesta semana pelo British Medical Journal (BMJ) indicou que as mortes globais por COVID-19 registradas é duas vezes maior do que sugerem os números oficiais. O levantamento foi realizado por pesquisadores do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde (IHME) da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

A diretora dos Centros de Controle de Doenças dos EUA (CDC), Rochelle Walensky, disse que a agência estudará o relatório, que baseia suas conclusões nos desvios do ano passado em relação à mortalidade geral esperada. “Vamos examinar isso com cuidado e decidir se vamos contá-las como mortes em excesso ou contá-las como mortes específicas cobiçosas”, disse. A estimativa do limite superior do CDC para o total de mortes nos EUA desde março de 2020 é de 690 138. Portanto, a estimativa do IHME de 905 289 mortes graves só seria possível se as mortes por causas não relacionadas a COVID-19 forem menores que o normal no ano passado.

O principal autor do estudo, Steven Wolf, criticou as novas figuras do IHME. O modelo estava sendo utilizado desde o começo da pandemia nos Estados Unidos, indicando números de mortes mais otimistas do que de fato se apresentava. O modelo, então, foi alterado, passando a apresentar dados com maior precisão.


Link da notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.