Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Estudo avalia as medidas de contenção da COVID-19 no Brasil
  • Notícia
  • Ciências da Saúde, COVID-19
  • 09/07/2020
  • distanciamento social, Rede CoVida

Pesquisadores da Rede CoVida - Ciência, Informação e Solidariedade — uma iniciativa conjunta do Cidacs/Fiocruz e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no combate à pandemia do novo coronavírus — desenvolveram um estudo que analisou as medidas para contenção da COVID-19 no Brasil. Os resultados mostraram que as recomendações do distanciamento social já salvou milhões de vidas, porém ainda não são suficientes para reduzir o avanço da pandemia no país.

O estudo avaliou a dinâmica de transmissão nos 27 estados do país e os efeitos de 547 decretos de governos estaduais referentes ao distanciamento social. Os estados que tiveram melhor adesão pela população foram: Ceará, Amapá, Bahia, Pernambuco, Acre e Maranhão. Nesses estados, a parcela da população que aderiu à medida foi de 40% a 60% ao longo do tempo.

Ainda de acordo com a publicação, as análises matemáticas apontaram que as ações de distanciamento social não foram suficientes para mitigar a taxa de contágio para níveis considerados de controle, mesmo em estados que adotaram as medidas mais rigorosas desde o início da transmissão no país. O estudo foi publicado na versão preprint na MedRxIV,  plataforma desenvolvida pelas editoras Cold Spring Harbor Laboratory Press e BMJ em conjunto com a Universidade de Yale. 

Link da notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.