Estudo avalia as medidas de contenção da COVID-19 no Brasil
Pesquisadores da Rede CoVida - Ciência, Informação e Solidariedade — uma iniciativa conjunta do Cidacs/Fiocruz e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no combate à pandemia do novo coronavírus — desenvolveram um estudo que analisou as medidas para contenção da COVID-19 no Brasil. Os resultados mostraram que as recomendações do distanciamento social já salvou milhões de vidas, porém ainda não são suficientes para reduzir o avanço da pandemia no país.
O estudo avaliou a dinâmica de transmissão nos 27 estados do país e os efeitos de 547 decretos de governos estaduais referentes ao distanciamento social. Os estados que tiveram melhor adesão pela população foram: Ceará, Amapá, Bahia, Pernambuco, Acre e Maranhão. Nesses estados, a parcela da população que aderiu à medida foi de 40% a 60% ao longo do tempo.
Ainda de acordo com a publicação, as análises matemáticas apontaram que as ações de distanciamento social não foram suficientes para mitigar a taxa de contágio para níveis considerados de controle, mesmo em estados que adotaram as medidas mais rigorosas desde o início da transmissão no país. O estudo foi publicado na versão preprint na MedRxIV, plataforma desenvolvida pelas editoras Cold Spring Harbor Laboratory Press e BMJ em conjunto com a Universidade de Yale.
Link da notícia completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.