Dot.lib

Ilustração de uma explosão estelar que pode resultar em uma supernova (Fonte: iStock) Ilustração de uma explosão estelar que pode resultar em uma supernova (Fonte: iStock)
Estrela pode auxiliar pesquisas sobre expansão do Universo, diz estudo
  • Notícia
  • Ciências Exatas e da Terra
  • 15/07/2021
  • Astronomia, Pesquisa, DotLib, Supernova

Uma equipe de pesquisadores internacionais flagrou o momento em que uma estrela anã branca distorcia, por meio de sua intensa gravidade, uma estrela sub anã quente, fazendo-a tomar a forma de uma lágrima. O fenômeno estelar, identificado pela Universidade de Warwick (Inglaterra), aconteceu no sistema HD265435, há 1,5 mil anos-luz de distância — cerca de 30 milhões de anos — da Terra.  

Neste cenário há diversas possibilidades, mas a mais provável é que, em breve, o encontro entre as duas estrelas cause uma explosão que consumirá ambas e resultará em uma supernova. Ainda que a estrela anã branca esteja praticamente morta devido ao desgaste da distorção, os cientistas acreditam que seu núcleo pode reacender e causar uma supernova do tipo 1A que ajude a entender como o Universo se expande.

Uma supernova dessa categoria acontece de duas formas: quando a anã branca alcança 1,4 vezes a massa do Sol, atingindo o chamado “limite de Chandrasekhar”; ou quando a massa de uma estrela, somada à massa de uma sub anã quente, supera esse limite, iniciando uma explosão. Os dados utilizados para a análise vieram do Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da Nasa, com medições do Observatório Palomar, nos Estados Unidos, e do Observatório WM Keck, Havaí.

Link para a notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.