Dot.lib

De acordo com a pesquisa, o sono deficiente pode ser responsável por doenças cardiovasculares em homens e câncer em mulheres (Fonte: iStock). De acordo com a pesquisa, o sono deficiente pode ser responsável por doenças cardiovasculares em homens e câncer em mulheres (Fonte: iStock).
Dormir muito ou pouco pode elevar risco de doenças cardiovasculares e câncer
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 30/09/2021
  • DotLib, JAMA, JAMA Network Open, Sono, Coração

Um estudo publicado recentemente no periódico JAMA Network Open mostrou que pessoas que dormem mais de 10 horas por noite podem desenvolver doenças cardiovasculares e câncer. Os pesquisadores avaliaram mais de 300 mil adultos asiáticos por entre os anos de 1984 e 2002 e consideraram critérios como estado civil, índice de massa corporal, tabagismo, consumo de álcool, atividade física, histórico de diabetes e hipertensão e estado da menopausa (para mulheres).

Ao longo do período de avaliação, os cientistas observaram que os homens que dormiam menos de cinco horas ou mais de dez corriam maior risco de desenvolver doenças relacionadas ao coração. Já as mulheres, especialmente as que dormiam mais de oito horas, eram mais propensas ao câncer. Pesquisas anteriores relacionaram o sono de quem dorme mais a problemas de pressão arterial e frequência cardíaca, com risco de processos inflamatórios.

A ciência já comprovou que a duração do sono abaixo ou acima do recomendado (em média, 7 horas por noite) pode contribuir com o surgimento de doenças como diabetes, infarto do miocárdio, obesidade, AVC e colesterol alto. Como o estudo foi realizado apenas com asiáticos, os autores reforçaram a importância de aprofundá-lo com amostras de partes variadas do mundo.

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.