Doenças reumáticas crônicas podem afetar desenvolvimentos cognitivo e físico na infância
Um estudo de coorte retroativo publicado no Journal of Rheumatology revelou que pacientes que desenvolveram doenças reumáticas crônicas ainda na infância apresentaram déficit físico e cognitivo na idade adulta. Pessoas com essa condição também tendem a acumular comorbidades ao longo da vida, como fadiga, problemas de saúde mental (resultantes de doenças crônicas) e efeitos adversos de medicamentos.
Os cientistas avaliaram 541 voluntários diagnosticados com artrite juvenil e doenças reumáticas autoimunes sistêmicas por meio de testes padronizados baseados no Índice de Realização em Artes da Linguagem e no Índice de Realização em Matemática. Desses, 51% falharam nos testes de linguagem e 61% no de matemática. Critérios como necessidade de auxílio à renda familiar, serviços de assistência à infância, nível socioeconômico baixo, morbidades de saúde mental e gravidez precoce no primeiro parto foram associados a menores pontuações nos testes.
Para os autores da pesquisa, é necessário que os especialistas façam uma avaliação clínica holística. “Se fatores de risco adicionais forem identificados ou o paciente ou a família expressarem dificuldades em seus trabalhos escolares, o reumatologista pediátrico deve se envolver com o pessoal de serviços estudantis da escola ou do distrito escolar para defender avaliações e/ou apoios adicionais para cada paciente”, concluíram os estudiosos.
Link para o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.