Dot.lib

Pacientes nessas condições também tendem a acumular comorbidades que podem prejudicar a qualidade de vida na idade adulta (imagem: iStock). Pacientes nessas condições também tendem a acumular comorbidades que podem prejudicar a qualidade de vida na idade adulta (imagem: iStock).
Doenças reumáticas crônicas podem afetar desenvolvimentos cognitivo e físico na infância
  • Notícia
  • Saúde Pública
  • 31/03/2022
  • Infância, Doenças reumáticas, DotLib

Um estudo de coorte retroativo publicado no Journal of Rheumatology revelou que pacientes que desenvolveram doenças reumáticas crônicas ainda na infância apresentaram déficit físico e cognitivo na idade adulta. Pessoas com essa condição também tendem a acumular comorbidades ao longo da vida, como fadiga, problemas de saúde mental (resultantes de doenças crônicas) e efeitos adversos de medicamentos.

Os cientistas avaliaram 541 voluntários diagnosticados com artrite juvenil e doenças reumáticas autoimunes sistêmicas por meio de testes padronizados baseados no Índice de Realização em Artes da Linguagem e no Índice de Realização em Matemática. Desses, 51% falharam nos testes de linguagem e 61% no de matemática. Critérios como necessidade de auxílio à renda familiar, serviços de assistência à infância, nível socioeconômico baixo, morbidades de saúde mental e gravidez precoce no primeiro parto foram associados a menores pontuações nos testes.

Para os autores da pesquisa, é necessário que os especialistas façam uma avaliação clínica holística. “Se fatores de risco adicionais forem identificados ou o paciente ou a família expressarem dificuldades em seus trabalhos escolares, o reumatologista pediátrico deve se envolver com o pessoal de serviços estudantis da escola ou do distrito escolar para defender avaliações e/ou apoios adicionais para cada paciente”, concluíram os estudiosos.

Link para o artigo completo, clique aqui.

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.