Descubra como a tecnologia tem auxiliado no combate à COVID-19
Pesquisadores, empresas e inovadores em todo o mundo estão investindo em novas tecnologias para aliviar os efeitos da crise global na saúde. Aplicativos que coletam dados para rastrear a propagação do vírus, peças para equipamentos hospitalares impressas em 3D, inteligência artificial e robótica são algumas das várias formas que estão se mostrando úteis na luta contra o novo coronavírus.
Neste post, vamos apresentar 5 instrumentos tecnológicos que foram desenvolvidos para ajudar as autoridades e profissionais de saúde no combate a pandemia de COVID-19. Veja a seguir:
Impressoras 3D
Os casos mais graves de COVID-19 necessitam de respiradores artificiais. Porém, o sistema de saúde na maioria dos países não estava preparado para a demanda e, hoje, enfrenta uma escassez de equipamentos. Com essa questão em mente, iniciou-se um movimento para fazer a impressão de peças em impressoras 3D, já que o tempo para obter peças e suprimentos era muito curto e os fornecedores nem sempre as tinham a pronta entrega.
Um exemplo conhecido é a equipe de engenheiros italianos que no auge da crise na Itália, fabricaram cerca de 100 peças para respiradores artificiais quando o fornecedor das peças não conseguia suprir essa necessidade.
No Brasil, diversas startups e instituições já se mobilizaram para criar máscaras em impressoras 3D para doar principalmente aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença.
Fonte: iStock
Aplicativos
Após a infecção pelo vírus SARS-CoV-2 atingir mais de 180 países, uma infinidade de aplicativos relacionados começou a surgir. O governo da Coréia do Sul lançou um app no qual o indivíduo que suspeita ter contraído o vírus pode realizar uma autoavaliação física com base em seus sintomas e, dependendo do resultado, recebem instruções e conselhos sobre as etapas a serem tomadas para o tratamento. Uma forma de reduzir o congestionamento de chamadas para a linha direta regional de coronavírus.
Um aplicativo semelhante foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde do governo brasileiro com o objetivo de conscientizar a população sobre a COVID-19 e o seu patógeno. As suas principais funcionalidades são: os informativos sobre sintomas, como se prevenir, o que fazer em caso de suspeita e infecção, um mapa indicando unidades de saúde próximas, entre outras.
Fonte: iStock
Pagamentos por aproximação
A tecnologia NFC já estava em franca expansão quando entramos em estado de sítio. O mínimo de contato é a norma e não precisar encostar em botões ou ter seu cartão tocado por outra pessoa é muito conveniente. Além disso, através de cartões com chip NFC, o usuário pode comprar no débito ou crédito sem manusear dinheiro vivo. No Brasil, o recurso já está disponível em alguns bancos, smartphones e smartwatches.
Fonte: iStock
Drones
Quase uma imagem retirada de filmes de ficção que atualmente é uma realidade: drones avisando à população para não sair de casa. Os países como a China já possuíam esse procedimento e hoje vão além, como os drones projetados pelo governo chinês para entregar suprimentos em hospitais. A aeronave pode carregar até 140 kg e até mesmo transportar uma pessoa.
A prefeitura do Rio de Janeiro iniciou um projeto de utilizar um drone com alto falante para dissipar aglomerações e pedir que as pessoas fiquem em casa.
Fonte: iStock
Machine learning
Será que máquinas poderiam encontrar uma terapia? A inteligência artificial - desde que munida de informação de qualidade suficiente - pode se tornar uma poderosa aliada à luta contra o novo coronavírus com o seu poder de previsão das tendências futuras da doença e de procurar possíveis tratamentos.
Atualmente, o sistema de saúde realiza projeções em machine learning para determinar cenários prováveis caso a disseminação da doença evolua como em países em estado avançado da infecção.
Fonte: iStock
O setor de tecnologia tem oferecido soluções para combater o surto do novo coronavírus, muitas vão desde câmeras com sensor de temperatura a aplicações para realizar videochamadas. A necessidade de novas terapias, equipamentos e hábitos trouxeram novas oportunidades de desenvolvimento.
Impressoras 3D, aplicativos, pagamento por aproximação, drones e machine learning são apenas alguns exemplos de como as novas tecnologias podem contribuir para dominar a COVID-19.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.