CSHL: cientistas descobrem gene-alvo que pode ajudar no combate ao sarcoma de Ewing
Uma descoberta recente feita pelos pesquisadores da Cold Spring Harbor Laboratory (CSHL) pode revolucionar o tratamento de cânceres raros, especificamente do sarcoma de Ewing. Trata-se da proteína ETV6 que, após análises bioquímicas, mostrou que pode reprogramar as células cancerígenas para que parem de se espalhar e voltem ao normal. O achado deste gene-alvo é uma esperança aos pacientes que são, em sua maioria, crianças e adolescentes do sexo masculino.
Isso porque, uma vez que o sarcoma se alastra para além dos grandes ossos — como o fêmur, o tórax e a pélvis — fica cada vez mais difícil deter a progressão da doença. Além disso, o tratamento do sarcoma de Ewing, que inclui radio e quimioterapia, geralmente causa efeitos colaterais tóxicos, mesmo em pacientes com resultados positivos. De acordo com um dos pesquisadores que participaram do estudo, Yuan Gao, os experimentos laboratoriais revelaram que as células cancerígenas dependem exclusivamente da ETV6.
Por sua vez, quando essa proteína é “bloqueada”, as células voltam a se comportar como células normais do tecido conjuntivo. “Essa proteína está presente em todas as células. Mas quando você perturba a proteína, a maioria das células normais não se importa”, explica Gao. Isso significa que a maioria das células não é afetada pela perda da atividade da ETV6, o que possibilita a formulação de terapias-alvo com poucos efeitos colaterais contra a doença, cuja taxa de sobrevida a longo prazo é atualmente estimada em 60%.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.