Dot.lib

Os oligodendrócitos são conhecidos por produzir a bainha de mielina em neurônios do sistema nervoso central (imagem: Canva). Os oligodendrócitos são conhecidos por produzir a bainha de mielina em neurônios do sistema nervoso central (imagem: Canva).
CSHL: células gliais mostram potencial para tratar distúrbios do neurodesenvolvimento
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 04/10/2022
  • Cold Spring Harbor Laboratory, Diagnóstico, DotLib, Genética, Tecnologia, CSHL

Os oligodendrócitos — ou OPCs em inglês, uma das principais células gliais presentes nos sistema nervoso central — são conhecidos por produzir a bainha de mielina nos neurônios, protegendo os circuitos neurais. Mas os cientistas do Cold Spring Harbour Laboratory (CSHL) descobriram que essas células ajudam a moldar o cérebro durante o desenvolvimento inicial e podem auxiliar na formulação de estratégias de tratamento potencial para condições do neurodesenvolvimento, como esquizofrenia e transtorno do espectro autista (TEA).

Para identificar esse potencial, os pesquisadores usaram microscópios de alta potência para examinar os cérebros de camundongos adultos. Eles notaram que muitos oligodendrócitos estavam “engolindo” ativamente as sinapses entre os neurônios e suspeitaram que as células pudessem estar ocupadas eliminando conexões das quais o cérebro não precisava. No entanto, ao examinar o cérebro de camundongos mais jovens criados no escuro e expostos pela primeira vez à luz, a equipe percebeu que essas células começaram a realizar o mesmo processo cerebral dos animais adultos.

De acordo com o Ph.D. em neurociência pela Universidade de Yale e autor do estudo, Lucas Cheadle, as células estavam operando nos circuitos de processamento de visão do cérebro. “Os OPCs parecem estar especialmente preparados para regular as conexões cerebrais associadas às experiências. Essas células são muito responsivas a novas experiências. Elas podem pegar essa informação e usá-la para moldar as conexões cerebrais”, explicou o pesquisador. Ele e sua equipe planejam investigar se a eliminação da OPC defeituosa teria um desempenho efetivo em distúrbios do desenvolvimento neurológico.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.