Dot.lib

Estudo publicado no BMJ analisa as sequelas da Covid longa após 1 ano da infecção. (Foto: iStock) Estudo publicado no BMJ analisa as sequelas da Covid longa após 1 ano da infecção. (Foto: iStock)
Covid longa: maioria dos sintomas some depois de um ano, indica estudo
  • Artigo
  • Ciências da Saúde
  • 20/01/2023
  • "COVID-19", bmj

Um novo estudo, publicado no BMJ (British Medical Journal) analisou as consequências da Covid longa depois de um ano após infecções leves pelo vírus SARS-CoV-2. Entre as principais descobertas feitas no estudo, está a de que após 1 ano a grande maioria dos sintomas desenvolvidos em função da doença desaparecem em casos leves e moderados da doença.

Os resultados da pesquisa corroboram para dar uma resposta à pergunta que a ciência se faz desde o início da pandemia e que continua até hoje: quais as sequelas da COVID-19? Após quase 3 anos desde o início da pandemia, todas as sequelas começam a ficar cada vez mais claras.

Entender como funciona a doença não só durante o processo de infecção, mas também após a recuperação e como todos esses fatores se associam a outros fatores como a vacinação, o tratamento e a saúde em geral ajudam a traçar estratégias mais eficientes de combate e prevenção ao vírus.

A pesquisa

O objetivo do estudo foi determinar as sequelas clínicas da Covid longa depois de um ano completo da infeccção em pacientes com a versão leve da doença e avaliar a associação destas sequelas com 4 fatores, sendo eles idade, sexo, variantes do SARS-CoV-2 e status de vacinação.

Para isso, o estudo analisou uma população de 1.913.234 pessoas de todas as idades que realizaram teste para a Covid-19 entre março de 2020 e outubro de 2021, independente de resultados positivos ou negativos. A pesquisa utilizou a base de dados do Maccabi Healthcare Services (MHS), a segunda maior organização de saúde em Israel. Com a escolha, o estudo foi capaz de analisar um quarto da população do país com representatividade e distribuição sociodemográfica.

Resultados e conclusões

Os principais resultados da pesquisa apontam que o principal sintoma da a infecção longa por Covid-19 são a anosmia e a disgeusia, que podem aparecer tanto no começo quanto no fim da infecção pelo vírus. Em sequência, segundo o estudo, aparecem prejuízo cognitivo, falta de ar, fraqueza e palpitações.

Segundo o estudo, sintomas como perda de cabelo, dores no peito, tosse, mialgia e problemas respiratórios foram significativamente maiores apenas no estágio inicial da doença. Os resultados foram consistentes nas diversas variantes do SARS-CoV-2 analisadas. No que diz respeito a pacientes vacinados, o estudo aponta que, em comparação com os não vacinados, os imunizados apresentaram um risco menor de apresentar falta de ar e riscos similares para outros sintomas.

A conclusão final do estudo relata que o estudo sugere que pacientes infectados pela versão leve da Covid-19 têm risco de desenvolver um pequeno número de sequelas, mas que a maioria delas desaparecem dentro de 1 ano após o diagnóstico. A pesquisa também apontou que crianças tiveram menos sequelas, e a maioria destas somem no final da infecção. Fatores como variantes e sexo tiveram pouco impacto no risco para sequelas.

BMJ

A BMJ é uma empresa que atua há mais de 170 anos oferecendo o que há de melhor no quesito informações médicas. Com o mais alto padrão de recursos, a BMJ busca aprimorar os resultados para evoluir o tratamento dos pacientes e a prestação de cuidados com a saúde em todo o mundo.

Para isso, a BMJ conta com diversos produtos. O principal deles é o British Medical Journal, um dos periódicos médicos internacionais arbitrados mais renomados do mundo. A publicação, que é produzida há mais de 180 anos, é considerada uma das 100 publicações mais influentes do mundo em medicina e biologia dos últimos 100 anos pela Associação Americana de Bibliotecas Especializadas.

Para saber mais sobre BMJ, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.